Anuncio

Oficinas online de educomunicação tem início em Goiana (PE)

A ação é desenvolvida por meio do projeto Vozes Daqui e conta com a disponibilização de equipamentos e pacotes de internet

Na última semana, teve início as atividades socioeducativas no componente de Educomunicação do projeto Vozes Daqui, para 60 alunos do ensino fundamental II de três escolas de Goiana (PE). As oficinas de audiovisual e fotografia foram realizadas de forma online, por meio de tablets e pacotes de internet disponibilizados pelo projeto aos participantes.

“Começamos as atividades com muita receptividade dos alunos. Todos e todas estão bem curiosos e entusiasmado com a proposta da oficina, ansiosos pela etapa prática. A abordagem de conhecimentos que por muitas vezes não estão no espaço formal da escola potencializam o processo de formação desses jovens e a valorização da cultura local”, conta Wanessa Santos, consultora de audiovisual do Vozes Daqui.

As oficinas contemplam conteúdos teóricos e práticos, que serão desenvolvidos em formato híbrido (online e presencial), com atividades supervisionadas e metodologia participativa.  Nelas, os jovens aprendem noções básicas sobre como utilizar equipamentos, planejar e produzir fotos e curtas-metragens que valorizem a história e cultura do município.  Neste sentido, Akillys Cardoso, beneficiário da ação, conta que se interessou pelo projeto justamente pela oportunidade de mostrar as pessoas a cultura de sua terra.

Nas atividades presenciais, os alunos terão acesso a equipamentos como câmeras fotográficas e aparelhos de celulares para captura de imagens, além da realização de entrevistas na comunidade. Durante todo o processo serão aplicados os protocolos de segurança para combate a COVID-19, com grupos de até cinco alunos com atenção ao distanciamento, a utilização obrigatória de máscaras, checagem de temperatura, disponibilização de álcool em gel e tapete sanitizante.

“O projeto Vozes Daqui é uma experiência bonita e de resistência em meio a uma situação difícil, que é a pandemia Covid-19. Foi necessário que nosso trabalho e vida pessoal fossem ressignificados, neste sentido, o projeto consegue chegar até os alunos através das oficinas, oferecendo um alento e uma atividade educacional. Me sinto feliz e orgulhosa em proporcionar essa oportunidade aos jovens de Goiana”, compartilha Clarissa Dutra, consultora e fotografa do projeto.

As oficinas de Educomunicação tem o objetivo de fortalecer a história e a cultura de Goiana, além de promover a integração da escola com a comunidade. Ao final das oficinas, será realizada uma exposição fotográfica e cerca de cinco curtas-metragens produzidos pelos alunos, através de uma plataforma online que está em processo de construção.

O projeto Vozes Daqui é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis  JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana, em Pernambuco.