Anuncio

Feira de Aprendizagem reúne 8 mil jovens

O evento pernambucano foi direcionado a empresas e jovens em busca de oportunidade

Na tarde de quarta-feira (10), o Centro de Convenções de Pernambuco recebeu 8 mil jovens para a II Feira de Aprendizagem Profissional de Pernambuco, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (FORAP). Durante a Feira, aconteceram palestras sobre a legislação, empreendedorismo e a importância da aprendizagem para os jovens.

O principal objetivo do evento foi a divulgação dos Programas de Aprendizagem oferecido pelas entidades formadoras pernambucanas, incentivando a inserção dos adolescentes e jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho.

Higino Brito Viera, diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude comentou sobre a importância de inserir os jovens no mercado de trabalho e como essas ações fazem podem fazer a diferença. “Quando falamos em investir e valorizar o jovem, estamos falando em estratégias para valorizar o nosso futuro”, comenta.

No local do evento, foram organizados estandes de várias entidades formadoras que tiveram a oportunidade de fazer o primeiro contato com as empresas e buscar novas oportunidades para os jovens. Com o apoio da União Europeia a AVSI Brasil marcou presença em um dos estandes e expôs sua atuação no âmbito da aprendizagem por meio do projeto Camaragibe Melhor.

Os 8 mil jovens presentes realizaram o cadastro no estande da FORAP, que servirá como um banco de dados único para todas as entidades formadoras do estado. Para a Iará Simis, gerente de projetos da AVSI Brasil, no momento atual há uma carência de oportunidades no mercado de trabalho e a feira mostrou como é preciso incentivar a aprendizagem e gerar mais oportunidades para os jovens. Para a técnica social Wildna Nascimento, a feira também foi um espaço importante para a divulgação do Camaragibe Melhor junto às empresas que participaram do evento. 

O evento também teve uma Roda de Diálogo, voltada para os jovens, em que Erik Soares (24) contou a sua experiência que começou em 2014 como jovem aprendiz da Odebrecht, por mediação da AVSI Brasil. Erik explicou um pouco do seu trabalho na construção civil e falou também sobre a oportunidade de construir casas em seu bairro. Atualmente, ele está realizando um curso técnico de edificações e foi convidado para trabalhar na AVSI Brasil. Para Erik, a oportunidade de ser jovem aprendiz foi de extrema importância para se inserir no mercado de trabalho.

De acordo com Simone Brasil, auditora fiscal do trabalho e presidente do FORAP, o estimulo aos jovens é fundamental. “Queremos orientar esses adolescentes como ingressar no mundo do trabalho através da aprendizagem e aos empresários, que existe uma Lei que regula a contratação de aprendizes e que deve ser cumprida”,enfatiza Simone.