Anuncio

Grupo de refugiados e migrantes desembarca em Minas Gerais para trabalhar na região Sul do estado

Venezuelanos estavam abrigados em Roraima e foram interiorizados com o apoio da AVSI Brasil, em parceria com a Operação Acolhida e da Sodexo On-site

Um grupo com 44 migrantes e refugiados venezuelanos que estavam abrigados em centros de acolhimento de Boa Vista (RR), foi interiorizado para a região Sul de Minas Gerais, depois que 22 pessoas foram aprovadas em uma seleção para trabalhar como oficiais de serviços gerais em restaurantes da Sodexo On-site, em três cidades do entorno: Pouso Alegre, Extrema e Camanducaia. As passagens aéreas de Roraima para Minas Gerais foram cedidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), como apoio às ações da Operação Acolhida. O grupo desembarcou em janeiro e, além dos novos contratados, contava com 22 integrantes familiares.

A oportunidade de emprego surgiu a partir de uma parceria entre a empresa a Sodexo On-site, que abriu o processo seletivo em Roraima, e a AVSI Brasil, que acompanhou as entrevistas dos venezuelanos e viabilizou a interiorização do grupo, com o projeto Acolhidos por meio do trabalho. Todos eles foram encaminhados para acomodações temporárias previstas no projeto, por um período de até três meses, para que possam economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, sigam com aluguel próprio. O projeto também disponibiliza um assistente social, que fará o acompanhamento de todo o grupo para apoiá-lo na integração com a comunidade local durante esse período.

Para a gerente do Acolhidos por meio do trabalho, Thais Braga, o projeto garante proteção e amparo neste momento de transição, proporcionando tranquilidade para a empresa contratante e para o novo colaborador. “Nós entendemos que essas pessoas estão saindo de abrigos em Boa Vista e não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento”, explica.

A Sodexo On-site oferece serviços de Qualidade de Vida por meio da alimentação e facilities e tem a diversidade e inclusão como diferencial estratégico do seu negócio. Atualmente a empresa integra cinco pilares de atuação: Gênero, Gerações, Orientação Sexual e Identidade de Gênero, PcD e Cultura e Origens, sendo referência no tema com uma diretoria voltada exclusivamente a programas, ações e iniciativas que visam garantir um ambiente inclusivo para todos.

“Atuamos incisivamente para realizar a inclusão, de fato, em todos os nossos negócios, pois acreditamos que quando temos times diversos e um ambiente onde todos são respeitados e se sentem incluídos, há um engajamento maior, mais inovação e melhores resultados. E programas como esse, que apoiam pessoas em situações de vulnerabilidade como os refugiados, dando condições dignas de se reafirmarem como cidadãos, estão em linha com esse compromisso, afirma a Head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, Lilian Rauld.

Todos os novos contratados já concluíram as etapas do processo seletivo e estão com as documentações e vacinas em dia. A Sodexo, apoiada em políticas e procedimentos internos, tem a segurança e saúde dos colaboradores e clientes como prioridade, por isso vem adotando todas as medidas preventivas em suas operações, como a intensificação da limpeza dos ambientes, maior controle de higienização, comunicação preventiva e distanciamento.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em serviços de qualidade de vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória da Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos.

Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.