Anuncio

Projeto Camaragibe Melhor é inaugurado oficialmente

O projeto visa contribuir para a formação profissional e a geração de renda para jovens

Fortalecer organizações da sociedade civil e contribuir para a formação profissional e a geração de renda para jovens. Esta é a finalidade do Projeto Camaragibe Melhor, inaugurado na última segunda (1º de julho) , no auditório da Prefeitura de Camaragibe.

Financiado pela União Europeia, executado pela AVSI, em parceria com o governo do estado – por meio da Secretaria das Cidades – e com a Prefeitura de Camaragibe, o projeto tem duração de três anos (2013-2016).

No evento, estiveram presentes o conselheiro da União Europeia, Jérôme Poussielgue, a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Danilo Pernambuco – que representou o prefeito -, o diretor da AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli, a representante da Associação das Mulheres Guerreiras, Solange Milet, além de 70 participantes, em sua maioria lideranças e representantes de organizações da sociedade civil.

Para implementar o Camaragibe Melhor, serão elaborados estudos sobre a realidade social, do mercado de trabalho, dos aspectos físicos e urbanos, e uma pesquisa das organizações da sociedade civil. Através destes diagnósticos, será possível entender quais ações devem ser prioritárias para o desenvolvimento do território que passa por acelerado crescimento urbano.

Para Jérôme Poussielgue é importante aproveitar os grandes eventos e investimentos que vem surgindo em Camaragibe e nas proximidades, como a Copa, para criar emprego e desenvolvimento, em uma parceria onde cada um aporta o que pode para promover os direitos básicos e o desenvolvimento sustentável. Ressaltou ainda que, apesar da crise na Europa, a União Europeia continua apoiando importantes iniciativas, através de doações não reembolsáveis, como é o caso do Projeto Camaragibe Melhor, no qual a entidade aporta 532 mil euros. “A UE e os estados membros são ainda em nível global o maior parceiro de apoio ao desenvolvimento”, destacou.

O diretor da AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli, enfatizou que o projeto é uma oportunidade para o desenvolvimento, que não acontece de maneira abstrata, mas que se dá através do desenvolvimento de pessoas, sendo estas representadas no Camaragibe Melhor por meio das organizações da sociedade civil e dos jovens, com atenção particular às mulheres. “Tudo parte de um encontro, de um relacionamento que se cria e da vontade das pessoas de poderem juntas, e em parceria, trabalhar por um mesmo objetivo”, ressaltou Pellicelli.

Camaragibe Melhor

O projeto oferecerá capacitação e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projetos, financiamento de projetos das organizações da sociedade civil e encontros temáticos para fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, além de formação profissional para jovens, acompanhamento de equipe técnica para orientação quanto à postura no mercado de trabalho e apoio psicossocial. A iniciativa conta com recursos de 782 mil euros para realizar suas atividades.