Anuncio

MULHERES RECEBEM CERTIFICADO DE QUALIFICAçãO PARA ATUAçãO SOB CONTEXTO DE PANDEMIA

A certificação aconteceu em Salvador (BA) e contemplou moradoras da região de Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana

“As aulas foram maravilhosas. Hoje eu me sinto uma agente mobilizadora. O curso me tornou uma pessoa mil vezes melhor”. Com essas palavras, Sheila Cristina, expôs o sentimento de gratidão durante a formatura do curso de qualificação para atuar no contexto de pandemia. A jovem fez parte do grupo de 90 mulheres que receberam o certificado em uma solenidade especial realizada na última segunda (19).

A formação profissional teve carga horária total de 40 horas e encontros realizados online e também presencial. Divididas em oito turmas, as 90 mulheres estudaram sobre formação humana e cidadã e receberam conteúdo específico sobre o impacto e as mudanças geradas pela pandemia da COVID-19 sobre os profissionais e o mercado de trabalho.

O curso compõe as iniciativas do projeto Acolhidos por meio trabalho, implementado pela AVSI Brasil e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos Estados Unidos.

Para a coordenadora do curso, a psicóloga Débora Oliveira, o resultado final foi positivo apesar de algumas barreiras enfrentadas durante o percurso. “A gente teve alguns desafios em questão de tecnologia, de conexão, mas fomos nos adaptando e percebendo essa flexibilidade e adaptação das alunas também. Nosso público é muito desafiador porque, além de serem mantenedoras da casa, são também mães e tem que se virar com um milhão de outras coisas. Todas que começaram a vir concluíram o curso, e estamos muito felizes com o comprometimento delas, o significado e o sentido que esse curso deixou para essas mulheres. Acho que isso é o mais importante”.

A professora Roquelina Alves se tornou aluna durante a pandemia. A profissional não escondeu a felicidade ao receber o certificado e compartilhou as expectativas para o futuro. “Através desse curso, eu vou mudar não só minha vida, mas a vida de muitas outras pessoas, porque eu tenho projetos e essa formação me fortaleceu para que eu venha fazer muito mais”.

Já a aluna Ana Carla Barbosa destacou a experiência como maravilhosa e agradeceu as colaboradoras que atuaram durante a formação. “Agradeço a todos que fizeram parte desse grupo, as aulas foram todas maravilhosas, não tenho o que dizer, só agradecer. Espero que haja outras oportunidades para outras pessoas, assim como eu, que moram aqui no bairro, que elas também possam alcançar o mesmo que eu alcancei: a transformação”.

Novas turmas

Com o sucesso dessa primeira etapa, o projeto abre inscrições para novas formações com início previsto ainda para este mês. A novidade é que, além das mulheres, homens também podem se inscrever, assim como jovens a partir de 15 anos.

Para participar basta entrar em contato através do Whatsapp do projeto (71) 99694-5580. A formação é gratuita e prevê o empréstimo de um chip de celular para facilitar o acesso às aulas remotas.