Anuncio

Nova parceria amplia atividades sociais no Jardim Teresópolis

Colaboração entre Stellantis, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Instituto Árvore da Vida promove oficinas e capacitações ON LINE para comunidade, além de e viabilizar a construção de coworking social

O projeto Árvore da Vida expande as ações educativas e de desenvolvimento social realizadas no Jardim Teresópolis, em Betim/MG. Além das tradicionais aulas de Canto e Coral e Formação Humana para crianças e adolescentes, agora adaptadas ao formato remoto, a parceria entre a Stellantis, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Instituto Árvore da Vida viabilizará a construção de um coworking social e a capacitação de lideranças do complexo.

A oficina de Canto e Coral é um dos carros-chefes do Árvore da Vida, são mais de onze anos desenvolvendo essa atividade com os jovens do bairro. Os grupos de Canto e Coral formados pelo Instituto já se apresentaram em locais como o Cine Theatro Brasil, Sala Minas Gerais e na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Também, produziu junto ao grupo Ponto de Partida os espetáculos “Do Outro Lado” (2015) e “Por Isso que Eu Canto” (2019), além de apresentações com o renomado tenor italiano Andrea Bocelli e a premiada sambista Aline Calixto. Nesse projeto, serão beneficiados cerca de 350 jovens da região, durante os próximos três anos.

Todas as oficinas direcionadas para crianças e adolescentes do Árvore da Vida são acompanhadas da Formação Humana. Com o educando no centro da proposta, são aulas voltadas para o desenvolvimento social, humanitário, cognitivo e cultural dos jovens a partir do próprio protagonismo. A Formação Humana é parte importante dos resultados historicamente atingidos pelo projeto, como a diminuição da evasão escolar. Segundo Pesquisa Pólis, apresentada em 2016, quem participa das atividades do Árvore da Vida tem 2,8 vezes mais chances de permanecer na escola do que quem nunca participou.

O curso de capacitação de lideranças comunitárias e a construção do coworking social visa fortalecer o engajamento social no complexo, integrando projetos, instituições e pessoas. A formação é prevista para o segundo semestre e contará com 30 lideranças de 15 instituições distintas espalhadas pela região do Jardim Teresópolis. O coworking social, com previsão de inauguração ainda em 2021, servirá de ambiente de trabalho, reunião e integração para esses e outros projetos, pessoas, instituições e empreendedores locais. Construído na sede do IAV, o espaço tem uma localização privilegiada para a integração entre os bairros do complexo e conta com a credibilidade do Instituto na comunidade.

O desenvolvimento social da comunidade é o que move o Instituto IAV, que nasceu como o projeto social Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) no Jardim Teresópolis, região localizada em frente ao Polo Automotivo Fiat, em Betim. O projeto criou raízes sólidas e, agora, cresce de forma autônoma. Há dois anos, ao seguir um percurso de amadurecimento e protagonismo, o projeto transformou-se no Instituto Árvore da Vida (IAV), associação sem fins lucrativos composta e gerida por membros da própria comunidade.

Sobre o Instituto Árvore da Vida

Em 16 anos, o Árvore da Vida beneficiou mais de 22 mil moradores da região do Jardim Teresópolis, com atividades socioeducativas, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento comunitário. O salto obtido no índice de aprovação escolar de alunos que participam do Instituto é um dos indicadores do sucesso da iniciativa. O índice, que era de 71% em 2004, chegou a 96% em 2018. Os adolescentes que participam – ou participaram – do Árvore da Vida tem uma probabilidade de 4,8 vezes maior de se formar num curso superior. A nova parceria entre Stellantis, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Instituto Árvore da Vida iniciou em janeiro de 2021 e as atividades irão até dezembro de 2023.