Anuncio

Novos alunos participam do 1º Encontro de Integração

Cerca de 230 estudantes compõem a 1ª turma de jovens dos cursos profissionalizantes em construção civil e tecnologia

“Quem acredita sempre alcança”. Este verso da canção “Mais Uma Vez” do cantor Renato Russo é o lema das centenas de jovens que compareceram ao ginásio de esportes do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP) durante a última sexta-feira (22), no 1º Encontro de Integração do projeto Semente de Ciência em 2016.

De uma forma interativa e dinâmica, os mais de 230 educandos matriculados nos cursos de Help Desk, Eletricista e Pedreiro, conheceram melhor os cursos, professores e o espaço onde serão realizadas as aulas oferecidas pelo projeto, localizado na comunidade do Boiadeiro, bairro do São João do Cabrito, em Salvador (BA).

Morador da comunidade e ex-aluno do CEDEP, o coordenador técnico do projeto, Elinsmar Mendes, apresentou aos jovens o Centro fundado em 1999, relatando aos presentes histórias e curiosidades acerca do espaço. “Este espaço terá a contribuição de vocês, feito para vocês, por vocês, mudando a vida de cada um aqui”, afirmou. “Fui aluno deste espaço e minha missão hoje é ajudar vocês a oportunizarem sua vida através desses cursos”. Em seguida, os professores se apresentaram um a um, contando um pouco de suas experiências profissionais e pessoais, suas expectativas, além de dar dicas sobre o mercado de trabalho.

Em busca do sucesso

Uma atividade lúdica animou ainda mais os jovens, que puderam se enturmar e interagir com os novos colegas e professores, misturados entre os três cursos. “Todos vocês que aqui estão precisam dar o que de melhor tiverem”, motivou o professor de suporte em informática, Cássio Leal. Após se dividirem em quatro grupos, os educandos foram instruídos pelos professores a comentar as expectativas de cada um no curso, formando, no final, um cartaz que resumisse a ideia geral do projeto.

Já próximo do final do encontro, os grupos apresentaram os cartazes produzidos. Palavras como união, conhecimento, sonho, determinação, companheirismo, respeito, harmonia e superação foram algumas das citadas para representar o objetivo geral: o sucesso, seja ele profissional ou pessoal.

Um consenso entre todos foi que, se é preciso correr atrás dos objetivos para alcançar o sucesso, é necessário antes disso tudo acreditar, como já dizia Renato Russo: “quem acredita sempre alcança”.

Depoimentos

 “Ouvimos muita gente dizer que a juventude hoje em dia é apática, mas não foi o que eu vi aqui em vocês. Vocês nos escolheram, escolheram este lugar para ser o seu querer e nós respeitamos isso. Mas é necessário que vocês corram atrás do que vocês realmente querem, não basta só querer”, relata Danillo Holzmann, coordenador do projeto;

“O encontro foi muito interessante. Harmonizou o grupo, mostrou o trabalho que será feito aqui conosco e nos mostrou que os professores estão empenhados em nos ajudar a realizar nossos objetivos”, conta Emanuele Senas, 17 anos, aluna de Help Desk;

“Eu achei bem legal a ideia de misturar todo mundo, independente do curso. Quero concluir meu curso e ir para o mercado de trabalho capacitado. O curso vai me ajudar a avançar meus conhecimentos básicos”, planeja Leonardo Santos, 17 anos, aluno de Help Desk.

Semente de Ciência

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política estadual de juventude do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Executado pela AVSI Brasil, o projeto benecifia jovens e crianças em Salvador e no interior do estado com cursos profissionalizantes e ações de promoção e difusão das ciências naturais.

Para conhecer mais, acesse a ficha do projeto.