Anuncio

Primeira fase do projeto Vozes Daqui entrega escola revitalizada em Goiana (PE)

A revitalização é fruto de um diagnóstico escolar realizado em 2019 por alunos e professores participantes do projeto

A Escola Municipal Manuel César de Albuquerque, localizada no município de Goiana (PE), foi revitalizada no final do mês de dezembro por intermédio do projeto Vozes Daqui. A ação fez parte da primeira fase do projeto e aconteceu como fruto de um diagnóstico realizado por alunos, professores e gestores das escolas participantes da iniciativa, com objetivo de identificar problemas e traçar soluções para o ambiente escolar.

Foram realizadas a pintura de 11 salas, corredores, fachada e muro e implantação de três ventiladores em cada sala de aula. Além disso, com a orientação de dois profissionais de Recife e participação de 30 alunos do ensino fundamental II, a escola recebeu grafitagem nas salas de aula e no muro central. As oficinas foram realizadas com grupos de até 6 alunos, conforme protocolos de segurança da cidade.

“As grafitagens realizadas junto com os alunos nas paredes da escola, não são apenas figuras, elas são mensagens que refletem a importância da história e cultura de Goiana, mas, acima de tudo, o amor e anseios por um futuro e mundo melhor e mais igualitário”, conta a gerente do Projeto Vozes Daqui, Tatiana Belo.

A entrega da escola aconteceu no dia 30 de dezembro de 2020, e estavam presentes representantes dos professores e alunos, a gestora da instituição, Sandra Simas, o prefeito em exercício e eleito, Eduardo Honório, a diretora de ensino do município representando a secretaria de educação, sra. Maria Natividade, equipe do Vozes Daqui e os consultores e artistas Joubert Lima e Samuel Cassiano, que realizaram o grafite com os alunos.

Na ocasião a diretora de ensino, Maria Natividade, reforçou a importância da parceria do projeto Vozes Daqui com o município e o reflexo na vida dos alunos: “é muito bom e motivador estarmos num ambiente bonito, agradável em que somos bem acolhidos“. Já Ramon Ribeiro, aluno do 9º ano, destacou a sua experiência dentro do projeto: “nunca pensei de participar de algo tão grande como o projeto vozes daqui. Me orgulho muito em fazer parte dessa história, e em ser responsável e fazer uma coisa boa pra nossa escola, deixando ela linda. Espero que os alunos cuidem e valorizem” .

Escolas participantes

Junto com a Escola Municipal Manuel César de Albuquerque, participaram da primeira fase do projeto Vozes Daqui mais duas instituições: Escola Irmã Marie Armelle Falguieres e Escola Presidente Costa e Silva. Para a revitalização desses ambientes escolares, os alunos optaram pela implantação de uma biblioteca com sala multimídia sendo realizadas obras de benfeitoria e físicas para adequação dos espaços, além da entrega de equipamentos como TV, datashow, impressora multifuncional, mesas e cadeiras.

A ação nas 3 escolas beneficiará diretamente 2450 alunos e 89 professores e gestores. O projeto Vozes Daqui é um projeto Socioeducativo gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a FCA / Jeep, a Fundação Banco do Brasil e a prefeitura municipal de Goiana, por meio da Secretaria de Educação.