Anuncio

Projeto Acolhidos recebe representantes do ACNUR em visita a Casa Bom Samaritano

Na ocasião, foram apresentadas as ações do projeto voltadas para recepção, acolhimento e integração de famílias venezuelanas no Brasil

Na última semana, o projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho recebeu a visita de representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS), em Brasília. O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria entre as organizações e apresentar as ações desenvolvidas pela AVSI Brasil para refugiados e migrantes beneficiários do projeto, dentro do contexto humanitário no Brasil.

A ocasião contou com uma breve apresentação sobre as ações da AVSI no Brasil, do projeto Acolhidos e uma visita guiada pelas instalações da CBS. Houve também um encontro junto aos beneficiários para compartilhar as histórias de vida de algumas famílias e, assim, conhecer na prática o processo de autonomia e integração no Brasil.

“Foi um momento onde tivemos a oportunidade de estreitar essas relações, além da população apoiada pelo projeto Acolhidos poder compartilhar parte de suas histórias, desde a saída de Boa Vista até a integração socioeconômica aqui em Brasília”, comentou o gerente especial do projeto Acolhidos, Petrick Costa.

Além da equipe AVSI e CBS, estiveram presentes na reunião o Assistente para Operações do ACNUR, Raouf Mazou, o Assistente Executivo Sênior, Salaton Leteipan, o Oficial Associado de Relações Governamentais, Pablo Mattos, e o representante do ACNUR no Brasil, Davide Torzilli.

“Este é um projeto e uma iniciativa muito importante, porque a pessoa refugiada ter a oportunidade de se integrar de maneira acompanhada permite que aquelas, em uma situação ainda mais vulnerável, sejam apoiadas diante as dificuldades. Parabéns a esse programa e seguimos trabalhando junto para a integração de refugiados no Brasil”, destaca o representante do ACNUR no Brasil, Davide Torzilli.

SOBRE A CASA BOM SAMARITANO

O centro de acolhida, que conta com gestão da AVSI Brasil e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), atua no acolhimento para o desenvolvimento social e econômico de famílias venezuelanos refugiadas e migrantes dentro do processo de interiorização para outros estados, estratégia da Operação Acolhida, resposta humanitária ao fluxo venezuelano coordenada pelo Governo Federal.

O PROJETO ACOLHIDOS POR MEIO DO TRABALHO

As ações do projeto são uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.