Anuncio

Projeto Boa Vista Acolhedora e organizações membro realizam Reunião da Rede de Economia Circular e Agroecologia de Boa Vista – RR

Ação ocorreu na área de Convivência da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima

Integrantes do projeto Boa Vista Acolhedora e organizações membro realizaram a 2ª Reunião com a finalidade de debater temas relacionados à Rede de Economia Circular e Agroecologia (RECA) de Boa Vista, Roraima. A ação ocorreu na área de Convivência da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Campus do Murupu.

Durante o encontro, que contou com a presença de 39 representantes de 20 organizações de diferentes setores da sociedade local, realizou-se a composição do Comitê Gestor e da Secretaria Executiva da RECA-BV, a constituição dos Grupos Temáticos de Formação, Comunicação, Incidências e Sustentabilidade Ambiental, além da definição das ações prioritárias de cada grupo.

Um dos participantes ativos da rede, o Secretário Municipal Adjunto do Meio Ambiente (SPMA), Alexandre Santos, comenta sobre a importância da construção da RECA. “A prefeitura está engajada nessa rede por acreditar que ela possibilita estabelecer relações de parcerias com várias outras instituições que tem como preocupação o mesmo assunto, a economia circular e a agroecologia”, disse.

O Secretário ainda considera o apoio que a rede dará às políticas públicas de meio ambiente da cidade. “Em termos de economia circular, a rede também pode apoiar a prefeitura na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, porque através dela podemos encontrar melhores soluções junto aos parceiros, identificar tecnologias modernas e tradicionais que possibilitem o processamento dos resíduos para que sejam reinseridos no mercado novamente, evitando assim o consumo exagerado e trabalhando o desenvolvimento sustentável no município de Boa Vista”, finalizou Alexandre.

A ação faz parte do Projeto Boa Vista Acolhedora, uma iniciativa da AVSI Brasil, AVINA e EARA, financiada pela União Europeia, que busca desenvolver a Economia Circular e a Agroecologia na região do extremo Norte do país, tornando a capital de Roraima uma cidade mais sustentável.

“O projeto é pioneiro na região por propor uma experiência piloto de Economia Circular baseada na estruturação de um Centro de Compostagem de resíduos orgânicos que receberá os materiais da coleta seletiva da cidade. A construção da rede, que conta com a presença de representantes de mais de 30 organizações, é uma das ações propostas pelo projeto, visando o fortalecimento da sociedade civil e a sustentabilidade da experiência piloto de economia circular como um todo”, declarou Júlia Petek, Gerente do Projeto (AVSI Brasil).

Confira quais organizações marcaram presença:

  • Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)
  • Associação dos Agricultores Familiares – Fé na Terra
  • Associação Cultural Indígena de Roraima (KAPOI)
  • Associação dos Migrantes Indígenas de Roraima (AMIR)
  • Camponesas do Lavrado
  • Cáritas Brasileira 
  • Curso de Agroecologia da EAGRO
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAGRO)
  • Escola Municipal Aureliano Soares da Silva
  • Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI)
  • Fraternidade Sem Fronteiras (FSF)
  • Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES)
  • Instituto de Antropologia (INAN/UFRR)
  • Organização das Mulheres indígenas de Roraima (OMIR)
  • Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI)
  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA)

A Rede de Economia Circular e Agroecologia – RECA-BV

A Rede de Economia Circular e Agroecologia de Boa Vista (RECA – BV) é um movimento de organizações de diferentes setores com o objetivo da co-criação de uma Agenda de Ação Intersetorial de Economia Circular, Bioeconomia e Multiculturalidade na capital de Roraima. É focada no benefício e bem-estar da população em geral, com particular atenção aos agricultores familiares, migrantes e brasileiros em vulnerabilidade, indígenas e não indígenas e mulheres. Foi criada em agosto de 2022, com o propósito de fomentar a troca de saberes, a comunicação e um desenvolvimento mais sustentável da cidade.

Surgiu a partir de um Ciclo de Diálogos e do Seminário de Economia Circular e Agroecologia em Boa Vista-RR, iniciativas lideradas pela equipe do Projeto Boa Vista Acolhedora nos meses de junho, julho e agosto de 2022. 

A RECA tem como finalidade articular e mobilizar seus membros para a atuação estratégica e colaborativa em atividades que envolvam a promoção e o fortalecimento da economia circular e da agroecologia em Boa Vista.  A RECA/BV atualmente é composta por 50 representantes de 32 organizações da sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

A construção da RECA-BV é uma das ações do Projeto Boa Vista Acolhedora, realizado pela AVSI Brasil em parceria com AVINA e EARA, e financiado pela União Europeia.