Anuncio

Projeto Jovem Aprendiz certifica participantes e comemora bons resultados

Iniciativa contribui para empregabilidade juvenil, aumento da renda per capta das famílias e qualificação de mão de obra local

Participantes do projeto Jovem Aprendiz Camaragibe Melhor foram prestigiados por cerca de 60 pessoas em uma formatura, no último sábado (29), para celebrar o fim da iniciativa que teve como objetivo promover o desenvolvimento e a formação profissional de jovens do município de Camaragibe (PE).

Evellyn Veruska, 21 anos, conta como o projeto contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional: “hoje posso dizer com toda certeza que o projeto superou todas as minhas expectativas, pois me fez enxergar o mundo e as pessoas de uma maneira diferente. Eu aprendi a me preocupar com o próximo e a acreditar mais em mim e no meu potencial. Sou uma nova pessoa, responsável e persistente, que vai em busca dos objetivos sem medo das dificuldades que estão por vir”.

Além dos jovens e seus familiares, o evento contou com a participação de representantes das empresas parceiras, da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, do Fórum de Aprendizagem Profissional de Pernambuco (FORAP), com o secretário de Assistência Social de Camaragibe, Junior Ferreira, e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Camaragibe, Paulo Wilton.

Dos certificados, 35 jovens (76% dos beneficiários) foram inseridos no mercado de trabalho em cursos de aprendizagem profissional, como Assistente em Obras de Edificação, Assistente Administrativo e Segurança do Trabalho.


Inserção profissional

O projeto Jovem Aprendiz integra as ações realizadas no âmbito de uma iniciativa mais ampla, o projeto Camaragibe Melhor, iniciado em 2013.

No total, mais de 200 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, contribuindo positivamente para a elevação do índice de empregabilidade juvenil de Camaragibe, aumentando a renda per capta das famílias desses aprendizes, além de impactar na formação de mão de obra local qualificada.

Tendo em vista o desenvolvimento integral dos beneficiários, o projeto contou com uma metodologia que contempla a formação humana e a capacitação profissional, um diferencial no trabalho da AVSI Brasil.

A iniciativa foi financiada pela Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco e pela União Europeia e contou com o apoio da Prefeitura de Camaragibe.