Anuncio

Projeto reúne 650 pessoas em capacitação online sobre água, saneamento e higiene

Profissionais de saúde de mais de 40 cidades do Nordeste participaram da formação online

O projeto Resposta à COVID-19 no Semiárido Brasileiro, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a UNICEF, realizou no final de maio uma capacitação online voltada para profissionais da área de saúde com a temática de água, saneamento, higiene, prevenção e controle de infecções.

A capacitação foi ministrada por Maria Célia Gomes Ventura Oliveira, enfermeira e referência técnica em gestão da Atenção Primária Saúde de Belo Horizonte, e por Francisca Maria Andrade, médica pediatra e oficial especialista em saúde do UNICEF.

O encontro foi mediado pelo gerente do projeto, Christian Menin, e contou com a participação de Dennis Larsen, chefe do UNICEF para o semiárido, além do coordenador do escritório UNICEF de Fortaleza, Rui Aguiar, e do diretor vice-presidente da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello.

Ao todo, participaram da formação 650 pessoas de mais de 40 cidades do Nordeste, a maioria localizadas no semiárido. A participante Luciana de Miranda Silva, agente comunitária de saúde no Ceará, destacou que a capacitação esclareceu muitas perguntas: “gostaria de parabenizar a todos por esta capacitação pois nós, os agentes comunitários de saúde, que trabalhamos visitando as casas e famílias, tínhamos várias dúvidas. Em uma hora de aula já tirei muitas delas”.

A iniciativa foi desenvolvida visando a uniformização de conhecimentos para profissionais de saúde dos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, especialmente dos municípios localizados no Semiárido.

Segundo Menin, o projeto atua na urgência de combater a pandemia em localidades que não possuem acesso a água. “Se trata de um projeto humanitário emergencial, que está na linha de frente do combate ao COVID-19 numa região caracterizada por sua precariedade social. Para entender o tamanho do desafio, a reflexão a ser feita é: como prevenir e combater o COVID-19 numa região que sofre com a falta de água?”, destaca o gerente.

A oficial de saúde do UNICEF, Francisca Maria Andrade, destacou que capacitações deste tipo são importantes, principalmente diante do baixo nível de atenção à saúde na prevenção do coronavírus e no atendimento adequado. “Medidas como a organização e fluxo do serviço, protocolos que devem ser adotados para proteger tanto as equipes das unidades de saúde quanto os pacientes, foram debatidos na capacitação e geraram muito interesse por parte dos participantes. Foi um grande sucesso”, completa a médica.

Sobre o projeto

O projeto Resposta à COVID-19 no Semiárido Brasileiro atua engajando secretarias de saúde e de educação em 39 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, visando a continuidade dos serviços de saúde locais, bem como buscando promover a reabertura segura das escolas. Por meio dos(as) oficiais socioambientais, a AVSI Brasil está em contato direto, em campo, com as unidades de saúde e escolas mais precárias destes municípios.