Anuncio

Projeto transforma escadaria no Jardim Teresópolis (Betim, MG) em obra de arte

Intervenção faz parte das ações apoiadas pelo projeto Árvore da Vida, uma parceria da AVSI Brasil com o grupo Stellantis e a Fundação Banco do Brasil

O “escadão” do beco Maravilha, localizado no coração do bairro Jardim Teresópolis (Betim, MG), recebeu uma nova vida através das cores. A pintura da escadaria foi o resultado da ação Cor-Tidiano, uma das iniciativas contempladas pelo edital de apoio técnico-financeiro do projeto Árvore da Vida — uma parceria entre AVSI Brasil, Stellantis e Fundação Banco do Brasil. Coordenada pela 4º Mundo, do multiartista Eden Oliveira, o Sabão, a ação reuniu grafiteiros, educandos do projeto, instituições parceiras e moradores da comunidade em um mutirão, realizado no dia 11 de novembro. O evento contou, ainda, com apresentações culturais e um churrasco.

“A gente trabalhou junto com os moradores para uma proposta bem divertida, colorida e alegre. O retorno que a gente está tendo é muito positivo, da comunidade inteira e também da cidade de Betim”, disse Sabão, o idealizador da proposta. A trajetória artística de Sabão se confunde com as suas ligações com o Árvore da Vida. Morador do Jardim Teresópolis, foi educando e monitor de grafite nos primeiros anos da instituição que completa 20 anos em 2024 — com atuação da AVSI Brasil desde a fundação.

O educando Ruan Lucas, de 12 anos, relatou que a experiência foi de um contato intensivo com a arte, e que sabe que a intervenção vai melhorar a qualidade de vida daqueles que cruzam pelo beco Maravilha. “Eu aprendi muito, me achei um artista de verdade. A pintura deu vida ao local onde várias pessoas passam para ir trabalhar ou estudar, para voltar para suas casas. Agora as pessoas vão subir e descer mais alegres e motivadas, porque vão ver essa obra de arte. Eu quero agradecer a todos que estiveram lá para ensinar e ajudar, obrigado pela atenção”, disse o jovem.

Além de Sabão, os artistas grafiteiros convidados — Nayla Rocha, Jean Claudio, Fagner Augusto, Darley Barcelos e Alexsander Junio — deixaram sua marca e auxiliaram os educandos e demais presentes a participar da obra coletiva. Tudo isso ao som do DJ Ivan Scratch Beats, com direito a uma batalha de rap organizada pelo artista Caio Vinícius.

Para Sabão, a pintura da escadaria do beco Maravilha — uma das mais conhecidas travessas que liga a Avenida Belo Horizonte, a principal via do bairro, a ruas e vielas de menor porte — ter se concretizado junto ao Árvore da Vida é a realização de um sonho. Sabão comenta que, no contato com os educandos, vê a sua trajetória em perspectiva e projeta as possibilidades de futuro de cada um deles. “É a realização de um sonho. Eu falei para os educandos que é uma honra estar com eles. Quando a gente está aqui na frente, a gente se vê nos educandos, a gente se enxerga lá atrás. Estar com o Árvore, pra mim, é indescritível”, conclui o artista.

ÁRVORE DA VIDA E PARCERIA

O Árvore da Vida atua no Jardim Teresópolis desde 2004, com mais de 25 mil pessoas impactadas. A AVSI Brasil participa da iniciativa desde o início e hoje é a responsável pela gestão do projeto junto a diversos parceiros. A realização da pintura da escadaria, através da iniciativa Cor-Tidiano, é fruto de uma parceria com o grupo Stellantis e a Fundação Banco do Brasil que, desde 2021, beneficiou mais de 1.200 moradores.

Uma das ações da parceria foi a realização de um curso de capacitação e execução de projetos para 30 representantes de Organizações da Sociedade Civil da comunidade. Após

a formação, os participantes puderam concorrer a um edital de apoio técnico-financeiro para a realização de dez iniciativas como o Cor-Tidiano, uma das empreitadas contempladas.

Ainda neste eixo de fortalecimento da sociedade civil, a parceria com a Stellantis e Fundação Banco do Brasil foi a responsável pela criação do primeiro Coworking Social de Betim. Localizado na sede do Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, o Espaço Colheita está em funcionamento desde dezembro de 2022. O local conta com estrutura equipada e adequada para o trabalho de empreendedores e projetos sociais, com utilização gratuita.

No âmbito da educação e cultura, mais de 300 jovens realizaram oficinas de Canto Coral e Formação Humana nestes três anos de parceria. Em outubro, 30 desses jovens apresentaram o espetáculo “Árvore da Vida – Uma jornada poética e musical” para mais de 500 pessoas no Teatro do Minas Tênis Clube, um dos centros culturais mais importantes do estado.

Fotos: Emílio Campos