Anuncio

Radio La Voz de Los Refugiados recebe visita de Raouf Mazou

Voluntários da rádio compartilharam suas experiências pessoais em conversa com o chefe global das operações do ACNUR

Foto: ©ACNUR / Camila Ignacio

O chefe global das operações da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Raouf Mazou esteve em Boa Vista (RR), na última semana, para conhecer os trabalhos realizados pela Operação Acolhida. Na oportunidade, Mazou também concedeu uma entrevista à Radio La Voz de Los Refugiados, localizada no abrigo Rondon 3.

A entrevista teve como objetivo explicar aos refugiados e migrantes venezuelanos sobre as ações do ACNUR voltadas para a proteção e integração dessas pessoas em situação de deslocamento forçado ao redor do mundo.

“Para mim, entrevistar outra autoridade do ACNUR é uma experiência educacional maravilhosa porque me permite conhecer em primeira mão o trabalho humanitário de líderes internacionais e, como migrante venezuelano, é uma experiência única”, conta Eduardo Rodriguez, voluntário da rádio que também foi o responsável pela entrevista a José Egas, representante do ACNUR no Brasil.

Além disso, Raouf conversou com outros voluntários da rádio que responderam perguntas sobre o projeto, a estrutura e compartilharam sobre suas experiências pessoais. O bate-papo foi mediado pelas equipes da AVSI Brasil e ACNUR que estavam presentes.

Rádio La Voz de los Refugiados

A Rádio La Voz de los Refugiados é um projeto de inclusão digital da Unidade de Inovação da Agência da ONU para os Refugiados, financiado pelo Ministério de Cooperação de Luxemburgo e implementado pela AVSI Brasil.

A inauguração do projeto aconteceu em março e, desde então, os refugiados voluntários se reúnem semanalmente para preparar programas com o objetivo de combater fake news dentro dos abrigos. O conteúdo de “La Voz de los Refugiados” é transmitido em sistema de som analógico nos abrigos Rondon I, Rondon II e Rondon III no horário das refeições. Além disso, os podcasts e áudios dos programas são compartilhados pelo whatsapp para atingir ainda mais pessoas dentro e fora dos abrigos.

Semanalmente, é divulgado no Instagram da AVSI Brasil trecho de um dos temas que foi discutido na rádio. Além disso, é possível conferir o conteúdo completo no canal do Youtube do ACNUR.