Anuncio

Região de Novos Alagados, em Salvador, conta com novos cursos profissionalizantes gratuitos a partir deste mês

Participantes receberão certificado e apoio na busca de um emprego nas áreas de estética, informática e atendimento ao cliente, com ênfase em formação em saúde durante a pandemia

Com a obrigatoriedade do uso de máscaras, a procura por serviços como design de sobrancelhas aumentou em 2020, porém é importante que os profissionais estejam atentos aos procedimentos neste período

A partir deste mês, o Centro de Orientação da Família (COF), situado no bairro São João do Cabrito, em Salvador, passa a oferecer dois novos cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores da região de Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário, com idade igual ou a partir de 15 anos. Os cursos são de Informática e Atendimento ao Cliente e Design de Sobrancelhas.

A atividade faz parte do projeto Acolhidos por meio trabalho, implementado pela AVSI Brasil – com sede na capital baiana desde 2007 e que atua na gestão de projetos sociais em diferentes áreas de desenvolvimento e emergência humanitária no Brasil. O projeto prevê, entre outras ações, a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Em 2020 o Acolhidos por meio do trabalho certificou 250 pessoas que concluíram o curso Qualificação para atuar no contexto da pandemia, no formato semipresencial, em Salvador. Deste grupo, oito pessoas foram contratadas para trabalhar na região: cinco delas, em uma empresa que atua na área de empréstimo consignado; uma mulher foi contratada como projetista na área de implantação de fibras ópticas; um está atuando como auxiliar de serviços gerais e outro como higienizador de veículos. Outras dez pessoas estão aguardando resposta de processos seletivos. Isso porque os cursos oferecidos pelo projeto, contam com o apoio de uma profissional que auxilia os alunos na busca de uma vaga de emprego durante o período do curso, além de ajuda-los na construção e compreensão do currículo.

Segundo a psicóloga e coordenadora de Formação Técnica, Débora Oliveira, neste ano os cursos serão focados em áreas de interesse levantadas pelos próprios moradores da região, que apontaram a necessidade de formação em estética, com ênfase em Design de Sobrancelhas; Informática e Atendimento ao Cliente. “Todos os novos cursos contarão com conteúdo específico em Formação em Saúde, ministrado por um técnico em enfermagem, prevendo atualizações e cuidados profissionais no período de pandemia. Além disso, também será abordado conteúdo de Formação Humana e Cidadã, Atendimento ao Cliente, oficina de currículo e Informática”, complementa.

Débora também explica que o acompanhamento para a prospecção de vagas seguirá ativo durante todo o período de 2021. Segundo ela, cerca de 40 empresas locais já foram contatadas na região. “Apesar da pandemia, o mercado de trabalho está atento à nova realidade e cada vez mais precisa de profissionais criativos e versáteis, que podem agregar valor ao seu negócio, obedecendo critérios de segurança e excelência no atendimento”, afirma.

Curso

As aulas iniciaram no dia 7 de abril, no formato presencial, obedecendo decreto municipal que permite a realização de cursos presenciais de até 16 horas por semana. Cada curso conta com duas turmas no período matutino e duas no período vespertino. O curso de Informática e Atendimento ao Cliente tem duração de 33 dias e carga horária total de 60 horas. Para este curso, a capacidade máxima será de 25 pessoas por turma. Já o curso de Design de Sobrancelhas tem duração de 18 dias e carga horária de 30 horas, com capacidade máxima de 20 pessoas por turma. O espaço prevê distanciamento adequado para que todos os participantes estejam em segurança. O uso de máscara é obrigatório.

Em consideração ao contexto pandêmico, os organizadores esclarecem que o curso de Design de Sobrancelhas não terá aulas práticas em modelos e não prevê o compartilhamento de materiais. “Cada aluno recebe uma apostila com textos explicativos e atividades teóricas, além do conteúdo que é ministrado por profissionais da área. Pensando nessa dinâmica de adaptação à nova realidade, os alunos também contam com a presença de um profissional de saúde para tirar dúvidas com relação à atividade no dia-a-dia”, afirma a coordenadora. 

O curso de Informática e Atendimento ao Cliente será realizado mensalmente, até setembro. Já o curso Design de Sobrancelhas abrirá novas turmas a cada 18 dias, com término previsto para o mês de agosto. O agendamento para as inscrições deve ser realizado pelo Whatsapp (71) 99694-5580. As empresas que apresentarem interesse em contratar os alunos, também podem entrar em contato com o mesmo telefone.

O projeto

O Acolhidos por meio do trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos EUA.

SERVIÇO:

Curso Informática e Atendimento ao Cliente

4 turmas por dia, de segunda à sexta-feira (presencial)

Horários: 8h ás 10h – 10h ás 12h – 13h ás 15h – 15h ás 17h.

Curso Design de Sobrancelhas

4 turmas por dia, de segunda à sexta-feira (presencial)

Horários: 8h às 10h – 10h às 12h – 13h às 15h – 15h às 17h.

  • Como se inscrever: por agendamento, através do Whatsapp (71) 99694-5580
  • Local de referência para entrega de material e certificado no final do curso: Centro de Orientação da Família (COF). Tv. 1º de novembro, São João do Cabrito, Salvador (BA).

Pré-requisitos exigidos:  ter idade igual ou a partir de 15 anos; CPF em situação regular e comprovante de residência. O curso é gratuito e oferece certificado de conclusão