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Semeando Ciência promove intervenção na comunidade

Os alunos apresentaram para comunidade o resultado do projeto de intervenção na comunidade e depois participaram de confraternização com o corpo docente do Semeando

Na semana passada, mais uma turma finalizou as atividades do projeto Semeando Ciência do Pacto pela Vida. A segunda turma da comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador (BA), encerrou as atividades com apresentação dos resultados da intervenção que fizeram na comunidade sob a orientação da psicóloga Fernanda Firmo.

Fernanda explicou que durante seis meses fizeram um projeto de pesquisa sobre os temas que seriam apresentados à comunidade. “A intenção é trazer informações sobre determinados assuntos. Aqui os temas escolhidos foram conservação dos equipamentos públicos e drogas”, pontuou a psicóloga.

A turma do matutino apresentou o tema de conservação dos equipamentos públicos através de um seminário. Os alunos mostraram fotos de equipamentos da comunidade que sofreram com o vandalismo, além de expor as causas, consequências e maneiras de evitar essa situação.

Já os estudantes do vespertino trabalharam com o tema de preconceito com usuários de drogas e mostraram através de uma dramatização o tratamento que os usuários recebem e a impressão deles de como deveriam ser tratados.

A jovem Mayra Pereira falou do processo de construção da peça de teatro e do processo de pesquisa. “No começo, deu um pouco de dor de cabeça para construir as cenas, mas depois ficou tudo bem. Durante a pesquisa, eu tive contato com um usuário de drogas. Foi bom para poder encarar a realidade e perceber que não é um caminho a ser seguido”, explicou a estudante. “Não podemos ter preconceito, porque o uso de drogas é uma doença e a pessoa tem que ser tratada e não discriminada”, concluiu.

O trabalho de intervenção na comunidade é desenvolvido em todas as localidades onde o projeto Semeando Ciência atua. Com caráter extracurricular, a atividade complementa a capacitação dos jovens que participam do curso de Suporte ao Usuário de Informática.