Anuncio

Start para o Futuro certifica jovens em curso de Help Desk

O projeto tem empregabilidade como fator-chave e no mês de agosto encaminhou jovens para a primeira experiência de carteira assinada

“Aprender sobre algo que antes nos amedrontava é um grande sentimento de conquista”, foi assim que os alunos definiram a caminhada de aprendizado obtido durante os sete meses do projeto Start para o Futuro. A expressão foi lida pela oradora e representante da turma, Raiane Santos, no início do evento de certificação que reuniu alunos e familiares no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), no subúrbio de Salvador (BA), na tarde de ontem (12).

A cerimônia foi conduzida por dois dos 36 formandos do curso técnico de Help Desk. Para Mila Gabriela e Luiz Cláudio, foi uma satisfação serem escolhidos pelos colegas de sala para dirigir a certificação. “É uma honra poder representar toda a turma e todos os laços que fizemos até a conclusão. A caminhada que nos trouxe até aqui é o que nos faz melhor”, afirma a jovem.

Para Sandrine Costa, professora de formação humana, os alunos se destacaram por serem maduros e estarem sempre dispostos a aprender. “Essa turma, especialmente, foi uma turma diferente de todas as outras que eu já pude dar aula. Os alunos são de uma sensibilidade, maturidade e de uma abertura tão grande que, diante deles, eu me sentia muito segura. São encontros como esses que fazem com que a minha escolha pela educação valha a pena”, ressalta a professora.

“É uma honra muito grande ter saído de tão longe para prestigiar este evento. A gente acredita em uma capacitação que não é exclusivamente técnica, mas que se preocupa com a dimensão humana e o respeito para com o outro. Esse que é o verdadeiro e completo profissional. Esse é um produto que a parceria AVSI e Instituto Cooperforte quer oferecer a sociedade”, afirma José Rogaciário, do Instituto Cooperforte, parceiro financiador da iniciativa. Além de Rogério, que veio de Brasília especialmente para a certificação, estiveram presentes, pela Cooperforte, o analista Rômulo Santos e, representando a AVSI Brasil, a assessora estratégica Joanna Orricco.

Primeiro emprego

O projeto tem a capacitação e a empregabilidade como fatores-chave para o desenvolvimento dos jovens e busca encaminhá-los para a experiência no mercado de trabalho. No final de agosto, 19 alunos assinaram contrato com a empresa CBV Construtora para atuar como jovens aprendizes e, para muitos, essa foi a primeira oportunidade de carteira assinada.

“Eu estou gostando muito da experiência, está sendo inspirador. O pessoal de lá é bastante amigável e companheiro, estão sempre abertos para esclarecer nossas dúvidas”, afirma Samuel de Jesus.

Para a representante da AVSI Brasil, a certificação e a assinatura dos contratos são momentos que dão o verdadeiro significado ao projeto. “Ver esses momentos acontecendo e materializar a ideia de que juntos vamos mais longe é muito revigorante para o nosso trabalho”, conta Joanna Orrico.