Anuncio

Refugiados e migrantes venezuelanos visitam exposição Acolhidos em Brasília

O grupo que está acolhido na Casa Bom Samaritano se emocionou ao ver fotos de amigos e compatriotas

Um grupo de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, que recentemente foi interiorizado para a Casa Bom Samaritano, em Brasília, visitou a exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A exposição é uma iniciativa da AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho.

Gerenciada em conjunto com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, a Casa Bom Samaritano serve como moradia temporária para refugiados e migrantes venezuelanos que estão nos abrigos de Boa Vista (RR) com previsão para trabalharem na região do Distrito Federal.

A oficial de mobilização comunitária e voluntariado, Bianca Cunha, acompanhou sete migrantes para a vista. Ela conta que o grupo se emocionou e ficou feliz ao ver fotos de pessoas conhecidas. “Quando entramos na exposição, começaram a falar: eu conheço ele; ou, olha, minha amiga! Não conseguiam acreditar no que estavam vendo. Não apenas por verem seus conhecidos, mas também porque não sabiam da sua importância, assim como suas histórias, até entenderem que estavam representados na exposição na capital federal. Uma das pessoas me disse que foi nesse momento que tudo fez sentido. Foi na exposição que relembrou cada passo percorrido e toda a sua trajetória, desde que saiu da Venezuela e veio para o Brasil”, afirmou Bianca.

Durante a visita, o grupo fez questão de fazer registros ao lado das fotos dos amigos. Além disso, Bianca conta que, ao assistir o vídeo de imagens das equipes que atuam no estado de Roraima, todos ficaram emocionados.

Segundo a oficial, um dos momentos mais marcantes foi quando se aproximou de uma das pessoas e perguntou como estava se sentindo. “Ele respondeu que nunca se imaginou como migrante e chorou de emoção. Esse gesto me tocou profundamente e o abracei. Ele afirmou que ao olhar os retratos, lembrava de toda sua trajetória e jamais pensou que passaria por tudo aquilo em sua vida, porém agora é muito grato por todo o acolhimento que recebeu no Brasil”, relatou Bianca.

Ao terminarem a visita, foi realizado um piquenique e uma roda de conversa no jardim, para ouvir os relatos. “Foi uma tarde em que puderam viver uma experiência inédita desde que estão no Brasil. Tiveram uma sensação de representar algo importante e de serem vistos, até com um certo orgulho por tudo o que conquistaram até aqui”, explicou Bianca.

Projeto Acolhidos

O nome da exposição é baseado no projeto Acolhidos por meio do trabalho, iniciativa desenvolvida pela Fundação AVSI e implementada pela AVSI Brasil e IMDH, com financiamento do Bureau de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM). O projeto tem o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Desde que foi implementado, o projeto Acolhidos realizou a interiorização voluntária de 1.143 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros e o Distrito Federal, sendo que 543 foram contratados por empresas parceiras.