Anuncio

Voluntários da rádio La Voz de los Refugiados participam como mediadores em workshop virtual internacional

O encontro permitiu discutir aplicações atuais e futuras das tecnologias emergentes na construção da paz e aprender com os atores humanitários e suas experiências

Os voluntários Jossy Ortiz e Elvin Guerra da rádio La Voz de los Refugiados participaram, no início deste mês, como mediadores do workshop Tecnologias emergentes na construção da paz e prevenção.

Foram convidados a participar do evento online os chamados construtores da paz e profissionais de prevenção que trabalham com dados e tecnologias emergentes, ou interessados em se envolver neste campo no futuro.

Para o voluntário Elvin Guerra, “foi uma experiência muito especial, pois foi a primeira vez que realizei um congresso internacional e com especialistas na área de tecnologia e de conteúdo em mídias sociais”.

O workshop virtual proporcionou aos participantes a oportunidade de discutir as aplicações atuais e futuras das tecnologias emergentes na construção da paz e aprender com os atores humanitários e suas experiências. Durante o workshop, foi criado um espaço para compartilhar sucessos e fracassos, além do debate saudável entre os participantes e mediadores de como aumentar o uso e o impacto dos dados e das abordagens baseadas em dados na construção da paz e na prevenção de conflitos.  

“O melhor do evento foi que éramos os jornalistas ou palestrantes, ou seja, realizamos as perguntas, aprendemos muitas coisas importantes que não sabíamos e, ao mesmo tempo, aproveitamos ao máximo as redes sociais e a mídia para beneficiar as comunidades mais vulneráveis, como os refugiados. Achei muito bom que pessoas de outros países se interessem pelo trabalho que fazemos”, contou o voluntário Elvin Guerra, contou Elvin.

Participaram o workshop: Erika Perez da equipe de inovação do Panamá; Nathaniel Raymond da Yale Jackson Institute dos Estados Unidos, conferencista de assuntos globais; Caleb Gichuhi, líder para a África, parceiro da BuildUp e do ACNUR; e Tania Salgado Vásconez, do escritório de Proteção aos Associados, ACNUR Equador.

Apesar da rádio ser gravada e transmitida apenas nos abrigos de Boa Vista, ela tem alcançado patamares fora do Brasil, e os beneficiários têm sido escutados além da Operação Acolhida. Proporcionar uma experiência de caráter internacional para que os refugiados venezuelanos conheçam outras realidades de refúgio e migração é algo de valor imensurável. Como participantes da rádio e agentes transformadores de sua própria realidade, os voluntários puderam perceber que seu trabalho é reconhecido, além de conhecerem outras ferramentas de comunicação e trocar experiências.

Rádio La Voz de los Refugiados

A Rádio La Voz de los Refugiados é um projeto de inclusão digital da Unidade de Inovação da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), financiado pelo Ministério de Cooperação de Luxemburgo e implementado pela AVSI Brasil. A inauguração do projeto aconteceu em março e, desde então, os refugiados voluntários se reúnem semanalmente para preparar programas. O conteúdo de “La Voz de los Refugiados” é transmitido no horário das refeições em sistema de som analógico nos centros de acolhida geridos pela AVSI Brasil.