Anuncio

Vozes Daqui finaliza ciclo de oficinas e se prepara para entrega de novas bibliotecas

O projeto segue para a finalização da fase 2 que beneficiará cerca de 180 alunos e gestores

O ciclo de oficinas literárias promovido pelo projeto Vozes Daqui foi finalizado no início deste mês nas Escolas Municipais IV Centenário e Dr Manoel Borba, no município de Goiana (PE). Ao todo, 60 alunos participaram do último encontro que foi realizado em dois dias como medida de segurança contra a Covid-19.

As oficinas são uma ação complementar para a conservação das bibliotecas e salas multimídias que serão reformadas nas escolas, como parte do componente de projetos escolares do Vozes Daqui que visa promover a melhoria do ambiente escolar e aproximação entre alunos e professores.

Para marcar o encerramento das oficinas, foi realizado um sarau onde os estudantes puderam apresentar poemas, poesias e contos, para colegas e corpo docente das escolas. Todas as produções tinham como inspiração a história e cultura do município, visto que a valorização cultural local foi o tema trabalhado na oficina. Além disso, também foi discutido com os alunos, a valorização da biblioteca escolar, fazendo uma reflexão sobre a importância do espaço, focando não apenas para consulta de livros, mas na construção de saberes.

 “As oficinas possibilitaram que os jovens se apropriassem sobre a importância da leitura e do espaço da biblioteca, atrelados à valorização da história do lugar onde muitos nasceram e hoje vivem”, destaca a gerente do projeto, Tatiana Belo.

Gestão de Bibliotecas

Também neste mês aconteceu a capacitação em gestão de bibliotecas que contou com a participação de 17 professores e gestores escolares, que ficarão responsáveis pela administração dos espaços que serão reformados nas escolas.

Dividida em 7 encontros on-line, a capacitação foi ministrada pelo bibliotecário e educador Arthur Almeida, que desenvolveu exposição de conteúdos com base no tema: Como gerir e integrar as atividades de uma biblioteca à escola.

Para a coordenadora da escola Manoel Borba, Ana Paula Ananias, o conhecimento adquirido foi de grande ajuda para o desempenho dos alunos que estarão juntos com os professores, em vários momentos importantes no novo espaço.

Segundo a gerente do projeto, Tatiana Belo, os encontros buscaram, principalmente, munir os participantes de informações, documentos e conteúdos para que possam administrar adequadamente as bibliotecas.

Alguns professores e gestores que já haviam recebido a capacitação na fase 1 do projeto, também participaram do momento como forma de reciclagem. Uma delas foi Anne Catharine Marinho, vice gestora da Escola Irmã Marie Armelle Falguieres, que ressaltou: “Foi muito bom poder aprender um pouco mais sobre a gestão de uma biblioteca e conhecer estratégias de preservação, conservação e organização da mesma. Como a biblioteca é multimídia imaginei uma série de atividades que poderia ocorrer dentro dela com os alunos/comunidade escolar”.

Sobre o projeto

O Projeto Vozes Daqui tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais.

A iniciativa é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis/ JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.

Nesta segunda etapa de 10 meses, o projeto está beneficiando diretamente 150 alunos, 32 professores e gestores e 10 representantes da comunidade.