Anuncio

Abrigo Rondon 1 inaugura parque infantil

A iniciativa faz parte do projeto Parque e Oportunidades para as Famílias compõe o programa Scale-Up Urban95 Boa Vista

O Centro de Acolhida para refugiados e migrantes Rondon 1 inaugurou um espaço com parque infantil na última sexta-feira (29), na cidade de Boa Vista (RR). Este foi o segundo abrigo a receber um espaço destinado ao lazer das famílias abrigadas, seguindo a inauguração do parque no centro de acolhida Rondon 3.

Uma celebração de inauguração foi organizada especialmente para as crianças. Com balões coloridos, carrinho com pipoca, algodão doce e muita música, as crianças se divertiram e ainda participaram de atividades de animação promovidas com a colaboração da equipe do Instituto Pirilampos. A inauguração contou com o envolvimento dos comitês de participação dos beneficiários que apoiaram as equipes durante as atividades desenvolvidas.

“Foi uma inauguração muito boa para as crianças. Meus filhos, por exemplo, aproveitaram muito. Também acho que vai ser bom para os adultos relaxarem a mente e verem as crianças brincarem”, ressaltou Elianys del Valle, beneficiária e responsável pela biblioteca do centro de acolhida Rondon 1.

Representantes das organizações parceiras prestigiaram o evento, incluindo a sra. Niusarete Lima, coordenadora do Subcomitê Federal para Interiorização, juntamente com a sra. Soraya Pessino, coordenadora geral de Assuntos Estratégicos da Diretoria de Relações Internacionais, ambas representando o Ministério da Cidadania. O evento também contou com a participação de representantes da Operação Acolhida, assim como as equipes da AVSI Brasil, do ACNUR e do UNICEF.

Com aproximadamente 1.200m² de área, o parque possui quadra e playground infantil. O conforto térmico na área de lazer é garantido pela presença de árvores frutíferas em todo o espaço e entorno. O local conta também com iluminação, garantindo segurança às famílias nos períodos da noite. Seguindo o padrão do parque no abrigo Rondon 3, este também contempla incentivos visuais e sensoriais, com temática arco-íris e uso de materiais como madeira e recicláveis, como pneus e canos de PVC.

A iniciativa Parque e Oportunidades para as Famílias compõe o projeto Scale-Up Urban95 Boa Vista, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Fundação Bernard van Leer, através de assistência técnica e metodológica para o Município de Boa Vista.

Composta por duas etapas, a iniciativa realizou primeiramente uma pesquisa com o intuito de identificar a expectativa das crianças até 6 anos e seus familiares. Em seguida, iniciou-se a construção das áreas de lazer. Além dos centros de acolhida Rondon 1 e Rondon 3, o Pricumã também será beneficiado com espaço recreativo para as crianças.

Sobre o projeto

O programa Scale-up Urban95 tem como foco o desenvolvimento integral das crianças até os seis anos, através do desenvolvimento de 17 iniciativa baseadas nos eixos de mobilidade, políticas públicas e ampliação de serviços através do uso de tecnologia.

A Fundação Bernard van Leer, financiadora do programa, é pioneira no mundo pela implementação da estratégia Urban95, que promove espaços públicos saudáveis, seguros e amigáveis, para as crianças, seus pais e cuidadores.