Anuncio

Rondon 3 comemora 3 anos com atividades especiais para os beneficiários

Cerca de 800 pessoas estiveram presentes nos 4 dias de comemoração que contou com jogos, dinâmicas, apresentação musical e atividades lúdicas para crianças

O centro de acolhida Rondon 3, na cidade de Boa Vista (RR), comemorou 3 anos de funcionamento este mês e, para celebrar a data, foi realizada uma semana especial de atividades para os beneficiários que vivem temporariamente no abrigo. A festividade contou com o apoio da própria comunidade junto com equipes da AVSI Brasil, agências das Nações Unidas e parceiros.

A programação contou com gincana, bingo com prêmios, partida de vôlei, dança, canto, apresentações culturais e atividades lúdicas para as crianças. Independentemente da idade, todos que estavam presentes no abrigo sentiram-se contagiados com a energia e felicidade da comemoração do Rondon 3. Cerca 800 pessoas, dos 1.074 beneficiários, estiveram presentes nas comemorações ao longo da semana.

Ao todo foram 4 dias de celebração, iniciados com a decoração do abrigo, gincana com jogos, competição de vôlei e bingo com prêmios durante todo o dia. A programação do dia seguinte foi idealizada pela equipe do Instituto Pirilampos. Com atividades voltadas para as crianças do centro de acolhida, foram realizadas performances de canto e dança pela manhã e atividades lúdicas para as crianças.

Ana Catharina Mesquita, oficial de participação comunitária do abrigo, destacou os pontos positivos da semana de celebração para a comunidade de refugiados e migrantes venezuelanos: “Idealizamos as celebrações junto com os beneficiários, que se engajaram na decoração, no planejamento e participando com muito entusiasmo de cada uma das ações. É bom ver como essas dinâmicas geram espaços para a criação de novas redes comunitárias, novos vínculos, maior empoderamento da comunidade e iniciativa sobre os temas de seu dia a dia. Além disso, essas atividades contribuem para a visão sobre o abrigo, que passa a ser visto com muito mais carinho pelos beneficiários.”

Um dos momentos mais aguardados da programação foi a inauguração do parque infantil e da quadra de futebol para os refugiados e migrantes venezuelanos. Idealizados de forma conjunta pela Fundação AVSI, Prefeitura Municipal de Boa Vista e Fundação Bernard van Leer, o novo espaço do abrigo é um apoio às políticas e programas de Primeira Infância na cidade de Boa Vista. O projeto de construção das áreas de lazer contou com o apoio e a parceria da Operação Acolhida e da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

A inauguração do parque contou com a presença do gerente geral da AVSI Brasil, Heli Mansur, do chefe de escritório do ACNUR em Roraima, Oscar Sánchez Piñeiro, e da primeira-dama de Boa Vista, Nathália Mimosa Cortez Diogenes. Segundo a primeira dama da capital roraimense, o espaço reforça a importância deste período da vida, tanto para os boa-vistenses quanto para os migrantes.  A inauguração festiva contou com a trilha sonora executada pela banda do exército e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

O terceiro dia do evento contou com programação idealizada pela Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA), que idealizou uma grande “bailoterapia”, colocando todos para dançar, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade. Além disso, neste dia também foram organizadas atividades de conscientização sobre o câncer de mama, ressaltando a campanha outubro rosa, e oficina de artesanato com pneus, idealizada dentro do projeto “Creando Futuro”, dedicado à juventude.

O encerramento do evento foi marcado por apresentações de canto e dança de pessoas da comunidade. “Mais do que celebrar os 3 anos deste abrigo, as ações foram uma forma de trazer entretenimento e bem-estar para a comunidade, gerando engajamento e incentivando importantes valores comunitários”, ressaltou a colaboradora Amanda Panarini.