Anuncio

CENTRO DE INTERIORIZAçãO RONDON 2 COMPLETA 2 ANOS

Para comemorar a data, uma programação especial foi realizada com venezuelanos

Setembro foi um mês de festa para o Centro de Interiorização Rondon 2, localizado em Roraima, pois o abrigo completou dois anos de assistência aos migrantes e refugiados venezuelanos que chegam em busca de novas oportunidades de vida no Brasil.

Para celebrar a data, a coordenação e participação comunitária do Rondon 2, juntamente com toda a equipe do abrigo, mobilizou a realização de atividades diversas. A comemoração aconteceu no fim de tarde, no momento em que o sol se põe por detrás do abrigo, trazendo mais beleza e encanto para o local.

A programação contou com apresentações artísticas diversas, com muita música, dança e apresentação de orquestra com o grupo Segno’s, para envolver a comunidade e oferecer um dia mais leve em meio ao período difícil enfrentado pela ameaça da COVID-19. Além disso, foram distribuídos kits de higiene e limpeza, álcool em gel e máscara de proteção para os beneficiários.

 “O evento foi direcionado para homens e mulheres com interesse em realizar trabalhos artísticos, mas ficou evidente a melhoria no convívio dos beneficiários após a conclusão da atividade, atraindo crianças, jovens e adultos, reunindo toda a família para apreciação do resultado”, conta Tanner Menezes, oficial de participação comunitária.

A ação foi gerenciada pela AVSI Brasil e contou com a presença dos colaboradores que atuam no centro de acolhida Rondon 2.

Perfil do Rondon 2

Com capacidade para 645 pessoas, o centro de acolhida Rondon 2 é coordenado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e gerenciado pela AVSI Brasil. O local vem se tornando um espaço de preparação para os venezuelanos que serão interiorizados.

No Rondon 2, os venezuelanos aprendem a ter uma independência para buscar emprego no destino final e, principalmente, obter inteligência emocional para enfrentar os desafios que encontrarão ao serem interiorizados.

Atualmente, o abrigo conta com um número maior de homens em comparação ao de mulheres.