Anuncio

Mesa redonda promovida pela embaixada dos EUA no Brasil debate integração social pelo trabalho para migrantes e refugiados venezuelanos

Atividade contou com participação da AVSI Brasil para compartilhar experiências de interiorizações realizadas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho

O Acolhidos por meio do trabalho, projeto implementado pela AVSI Brasil para apoiar a integração socioeconômica de migrantes e refugiados venezuelanos que estão em Boa Vista (RR), foi um dos temas da mesa redonda virtual, organizada pela Missão dos Estados Unidos no Brasil, em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, comemorado neste mês.

Denominada ‘Integração Social pelo Trabalho”, a atividade foi restrita a funcionários de toda a Missão no Brasil (diplomatas de todos os níveis e funcionários locais), para estreitar seu relacionamento com a sociedade civil no Brasil.

O evento contou com a participação de Thais Braga, gerente do projeto Acolhidos por meio do trabalho, considerando seus resultados para apoiar a empregabilidade de refugiados e migrantes em todo o Brasil. Thais dividiu a mesa com Robert Montinard, presidente da Mawon, ONG que desde 2016 promove a integração de migrantes e refugiados que chegam ao Brasil; Camila Batista, diretora adjunta na Migraflix, startup que promove a inclusão de imigrantes e refugiados em toda a América Latina e Camila Sombra, associada de Soluções Duradouras do Escritório do ACNUR, em São Paulo e representante da Plataforma de Empreendedores.

Durante sua explanação, Thais falou sobre as principais ações de integração realizadas pelo projeto. Entre elas, a interiorização voluntária de 781 migrantes venezuelanos, sendo 401 contratados pelo mercado formal – e a oferta de cursos de Língua Portuguesa nos abrigos de Boa Vista. “O idioma é uma das principais barreiras para quem chega no Brasil e precisa participar de seleções ou procurar emprego. Mais do que isso, é um elemento chave para a integração na comunidade. Por isso, passamos a oferecer cursos nos abrigos de Boa Vista. Também promovemos o diálogo e mobilização com entidades públicas locais e com o setor privado, que são essenciais para o pleno êxito desta integração na prática”, ponderou.

Para Thais, a troca de experiências entre as entidades convidadas possibilita o aprimoramento de diversas ações, além de oferecer subsídios aos grupos de trabalhos que atuam com a temática do refúgio e da migração no Brasil. “É muito enriquecedor integrar iniciativas que se complementam para pensarmos ações em conjunto que possibilitam mais inclusão social”, disse.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além de contar com o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração. Idealizado para fortalecer as ações da força-tarefa humanitária da Operação Acolhida, o projeto prevê moradia temporária e suporte para alimentação por um período de até três meses para a pessoa contratada e sua família, após sua interiorização, além de auxiliá-los com o acompanhamento de um assistente social para a integração com a empresa e na comunidade local durante esse período.