Anuncio

Brasília: Oficina de português para refugiados e migrantes venezuelanos tem início na CBS

A Casa Bom Samaritano (CBS), no seu processo de interiorização, oferece para os beneficiários do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho cursos e oficinas de língua portuguesa, visando integrá-los a sociedade de forma mais autônoma.

Você já sentiu a sensação de não conseguir se comunicar para realizar atividades comuns do seu dia a dia? Dentro das condições que os refugiados e migrantes venezuelanos chegam a fronteira com o Brasil, uma das principais dificuldades relatadas é o idioma. A Casa Bom Samaritano (CBS), no seu processo de interiorização, oferece para os beneficiários do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho cursos e oficinas de língua portuguesa, visando integrá-los a sociedade de forma mais autônoma.

A oficina de língua portuguesa, iniciada neste mês, acontece durante cinco semanas com o grupo que atualmente reside na CBS. Ministrada por um dos voluntários da Casa Bom Samaritano, Leonardo Gomes, que é aluno de licenciatura em Letras com habilitação para Espanhol na Universidade de Brasília – UnB, a oficina tem uma abordagem comunicativa e com foco na pronúncia e compreensão.

 “A finalidade principal é tornar os alunos autônomos na comunicação no cotidiano, trabalhando o vocabulário e expressões do dia a dia, além de desenvolver habilidade de escrita para preenchimento de formulários e cadastros”, conta Leonardo.

Para isso, o ritmo de cada aluno será respeitado de modo que eles sejam os protagistas da aula. “A oficina tem sido muito boa e estou gostando porque tenho a oportunidade de estudar, falar, praticar e não importa se eu errar, pois nós mesmos nos corrigimos e nos impulsinamos a melhorar cada vez mais”, compartilha Brigith De Los Angeles, 20 anos, aluna da oficina.

As aulas acontecem as quartas-feiras, das 14h às 17h, até dia 07 de fevereiro. Para conhecer as instalações e atividades da Casa Bom Samaritano, agende sua visita através do e-mail: acolhidos@avsi.org.br.