Anuncio

Projeto Acolhidos por meio do trabalho será debatido em café temático na segunda edição do Festival ODS

Evento é realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS nos dias 25 e 26 de maio, e tem como foco o ODS 8 e a recuperação econômica inclusiva

A ideia de promover trabalho decente e crescimento econômico, inclusivo e sustentado no mundo, proposta que norteia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 definido pelas Nações Unidas para ser alcançado até 2030, ganha nova frente de debates durante a 2ª edição do Festival ODS no Brasil em 25 e 26 de maio de 2021. Realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, o evento terá como foco o ODS 8 e a recuperação econômica inclusiva, tema escolhido pelos organizadores em razão dos desafios impostos pela pandemia desde o fim de 2019.

Os principais líderes, gestores e políticos do Brasil vão se reunir no Festival para propor e apresentar maneiras de alavancar a economia, promover crescimento econômico em bases sustentáveis, sem que seja deixada de lado a dignidade no trabalho. Entre os confirmados estão a empresária Luiza Helena Trajano e o economista Paulo Hartung, ex-governador do estado do Espírito Santo.

Com cofinanciamento da União Europeia e com transmissão on-line, o evento contará com entrevistas realizadas por profissionais da Folha de S. Paulo e da TV Globo, debates com referências em desenvolvimento, inclusão produtiva, trabalho informal e modernização da economia, além de oficinas e cafés temáticos.

Entre os principais desafios a serem discutidos na ocasião estão: respostas à crise; a inserção da economia informal e do empreendedorismo no Brasil; como promover produtividade com diversificação, modernização tecnológica e inovação; a empregabilidade de jovens e pessoas maduras; e a requalificação da força de trabalho.

O evento também vai contar com oficinas gratuitas e cafés temáticos específicos voltados para a inclusão social, o fim do trabalho infantil, comunicação não-violenta no ambiente de trabalho e a erradicação de condições laborais análogas à escravidão no país.

Durante a programação dos cafés temáticos está confirmada a participação da AVSI Brasil, que irá abordar o Acolhidos por meio do trabalho, projeto que promove a integração socioeconômica de migrantes e refugiados venezuelanos por meio do trabalho no Brasil. O café temático com a AVSI Brasil está previsto para o dia 26, às 15 horas e contará com a participação de Diana Kraiser, oficial do projeto na AVSI Brasil. Na ocasião ela também responderá questionamentos do público inscrito.

O Acolhidos por meio do trabalho é implementado com apoio financeiro do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos e já realizou a interiorização de 744 migrantes venezuelanos que estavam em Roraima, sendo 372 contratados para atuar no mercado formal em 8 estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Para participar do evento, que será exclusivamente digital, o internauta deve fazer a inscrição no link https://www.festivalods2021.com.br/pt/page/home/

Saiba mais

O ODS 8 busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

SERVIÇO

Festival ODS – 2ª edição

Data: 25 e 26 de maio de 2021

Horário: das 10h às 20h

Custo: gratuito

Inscrições e mais informações: https://www.festivalods2021.com.br