Anuncio

Primeira turma de Jovens Conectados e Acelera Pesca recebem certificação

Iniciativas do Acelen Acender preparam jovens para o mercado de trabalho e fortalecem comunidades da pesca

Foram certificados 48 jovens que concluíram o curso da primeira turma do programa Jovens Conectados e 18 lideranças do Acelera Pesca, no Espaço Acelen Acender, centro de excelência em educação da Acelen, em Candeias, que completou dois anos. Desde 2023, mais de R$ 4 milhões foram investidos em ações sociais pelo programa, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil, beneficiando diretamente mais de mil pessoas no entorno da Refinaria de Mataripe.

A capacitação gratuita por meio do Acelera Pesca visa fortalecer organizações de pesca artesanal e proteger o território que sustenta comunidades de pescadores e de marisqueiras de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e das Ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades. O projeto tem com foco maior na geração de renda, acesso a políticas públicas, previdência do pescador, marketing e comercialização do pescado.

Já o Jovens Conectados, também gratuito, oferece formação em Power BI e Excel avançado, ampliando o domínio em análise de dados e raciocínio analítico, com impacto direto na empregabilidade. Até o fim do programa, serão capacitados 100 jovens de 18 a 29 anos, em quatro turmas em formato presencial.

Muitos dos formandos do Jovens Conectados já haviam participado do Jornada Jovem, outra iniciativa da Acelen com foco em capacitação para o mercado de trabalho. O entusiasmo com a primeira experiência fez com que buscassem um segundo curso, aprofundando suas habilidades e ampliando suas perspectivas de futuro.

Para Adriel Romão, 20 anos, morador de Candeias, os dois projetos se complementam. “No Jornada Jovem, aprendi como me portar em entrevistas e falar em público. No Jovens Conectados, aprofundei meus conhecimentos em Power BI e Excel. O conhecimento a gente não perde, ninguém tira da gente”. Mary Gonçalves, 20 anos, de São Francisco do Conde, resume sua vivência como “um divisor de águas”. “Aprendi a unir o lado pessoal e profissional, planejar meu currículo e entender quem eu quero ser. Esse processo me transformou”, avalia.

“O Jovens Conectados mostra que, quando oferecemos oportunidade e apoio, os jovens respondem com dedicação e talento. Cada turma formada é um passo importante na construção de um legado de transformação social. Assim como a Jornada Jovem Acelen, a iniciativa abre caminhos para que mais jovens tenham acesso à educação de qualidade e perspectivas reais de futuro”, declara João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.

A Acelen já investiu R$ 12 milhões em 14 projetos e ações de qualificação profissional, com destaque para as 10 mil inscrições em cursos e treinamentos realizados no Acelen Acender e na Refinaria de Mataripe. O objetivo é reduzir desigualdades no acesso à educação e ampliar as perspectivas de futuro para a juventude local.

Sobre Acelen

A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia do Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, implementou o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho de 2024, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, desenvolve o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF e HVO, a partir da macaúba. Saiba mais em acelen.com.br.

Sobre AVSI Brasil

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária. No último ano, 600 colaboradores atuaram em 13 estados, além do Distrito Federal, beneficiando mais de 920 mil pessoas. As parcerias estabelecidas com o setor privado, o poder público e a cooperação internacional permitiram a realização de 48 projetos sociais, implementados com o investimento de 106 milhões de reais em 9 temáticas de atuação, incluindo o desenvolvimento de organizações da sociedade civil. Reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade faz parte da metodologia de atuação da AVSI Brasil. Saiba mais em avsi.org.br.