Por: Dimicaele Borges
Na zona rural de Catu (BA), crianças de 4 a 7 anos da comunidade de Cassarongongo viveram uma manhã de descobertas e brincadeiras. O Projeto Ciranda Educativa, um dos eixos do Programa Ciranda Viva, proporcionou às crianças a oportunidade de conhecer de perto o universo da agricultura e entender o valor do trabalho do agricultor de forma divertida e prática
Guiadas pela técnica agrícola Mara Moreira, as crianças mergulharam em uma atividade lúdica de colagem de sementes. Entre risadas e curiosidade, aprenderam a separar diferentes tipos de sementes, colocá-las em desenhos de sacos e identificá-las corretamente, exercitando a observação, o cuidado e o reconhecimento da origem dos alimentos que chegam à sua mesa.

Eu tentei sensibilizá-los sobre a importância da agricultura familiar, estimulando o interesse deles pela vida no campo e pelos processos de produção de alimentos. Apresentei um olhar mais atento e respeitoso à agricultura, dessa forma os pequenos vão crescer entendendo a importância dessa profissão para o dia a dia das pessoas. Afirmou, Mara.

Após a atividade em sala, os pequenos foram ao campo colocar a mão na terra. Com orientação e apoio da técnica agrícola Mara, as crianças participaram do plantio da uma horta e aprenderam noções básicas sobre o cultivo e o uso correto de ferramentas agrícolas. A vivência despertou nos participantes a compreensão de que os agricultores têm papel essencial na produção de alimentos e no abastecimento das famílias, além de reforçar o compromisso do projeto em valorizar a pessoa como o ponto central de todas as iniciativas.
Com as mãos ainda sujas de terra, Moana Monalisa de 5 anos comentou sobre a alegria de aprender brincando com a natureza: “Gostei da atividade porque a gente podia plantar e eu gosto de mexer com a terra, gosto de me sujar (afirmou sorrido), é divertido.”
O Programa Ciranda Viva promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Sua atuação se baseia no encontro, no diálogo e nas parcerias. A iniciativa atende 189 beneficiários com atividades socioeducativas e conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu (BA).
