Por: João Victor Santos – DF
Famílias de refugiados e migrantes venezuelanas apoiadas pelo projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho participaram de atividades socioeducativas com o objetivo de promover a integração social na capital brasileira. A ação aconteceu no parque ecológico Jardim Botânico, do Distrito Federal (DF), possibilitando que as famílias participassem de brincadeiras com a comunidade, fortalecendo laços, aprendizados e o senso de trabalho em equipe durante as gincanas.
A atividade foi fruto de uma parceria entre o parque agroecológico Pine Tree Farm, o projeto de extensão Balcão do Refugiado, vinculado ao Centro Universitário de Brasília (CEUB), e a Casa Bom Samaritano (CBS), espaço destinado ao acolhimento temporário de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas.
A programação reuniu exercícios lúdicos e recreativos, em contato com a natureza, que estimularam a criatividade e a convivência comunitária. No total, 34 acolhidos participaram de um dia de integração com atividades de pintura ao ar livre, manejo de pesca, passeio a cavalo, interação com animais, além da trilha, vivenciando momentos de lazer e aprendizado.

Para Thaynara Bezerra, a analista de desenvolvimento social do projeto Acolhidos, esse tipo de evento representa uma oportunidade maior de inclusão para as famílias.
“Acho esse processo muito importante, porque dá às famílias a chance de viver momentos fora do abrigo e de se aproximar mais da comunidade. Para as mães, é especial ver os filhos felizes e ainda contar com a ajuda dos animadores infantis, o que faz muita diferença no dia a dia delas”, comenta Thaynara.
As atividades aconteceram de forma lúdica e promoveram conhecimento sobre fauna e flora local, unindo lazer com educação. Para a acolhida, Naileth Guerra, o passeio foi um momento único e muito especial, causando muita alegria e diversão em família.

“Minhas filhas desfrutaram muito e isso me causou muita alegria ao vê-las felizes, pois aproveitaram muito e isso para mim me renovou como pessoa”, disse Naileth.
A iniciativa busca oferecer apoio humanitário e oportunidades de inclusão por meio de parcerias e programas de acolhimento. Ações como essa fazem parte do projeto Acolhidos, que promove e incentiva a integração socioeconômica de famílias venezuelanas no Brasil.
Parceria para a integração: AVSI Brasil e CEUB
A AVSI Brasil e o Centro Universitário de Brasília (CEUB), por meio do Projeto de Extensão “Balcão dos Refugiados”, possuem uma parceria institucional para a promoção de atividades no centro de acolhida Casa Bom Samaritano. Com ações para refugiados e migrantes, as atividades incentivam acolhimento, orientação, convivência e produção de informações em favor da população de interesse.
