Por: Tayna Silva
“Tenho padaria há três gerações. Aqui é tradição, de pai pra filho.” conta Valter, que vive em Canoas–RS há mais de 50 anos. No bairro Mathias Velho, é conhecido pelo trabalho à frente da Pão Capital, padaria artesanal que atende clientes em Canoas, Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha e no Vale dos Sinos.
Em 2024, a enchente histórica atingiu o negócio da família. “A água chegou até o telhado, na laje. Conseguimos tirar um forno, uma máquina pequena e uma mesa. O resto ficou tudo embaixo d’água” relembra.
Quase todas as máquinas foram danificadas. As formas de pão e os aros também se perderam. Mas Valter improvisou uma estrutura na garagem de casa e continuou produzindo pães, mesmo com recursos limitados. “Reduzimos muito a produção, mas conseguimos atender metade dos clientes. Alguns voltaram pela qualidade, outros, infelizmente, também foram impactados e não conseguiram continuar.”
No início, ele conta que não recebeu apoio. Mas seguiu trabalhando, conciliando o atendimento aos clientes com o desafio de manter o negócio ativo. A reconstrução só começou a tomar forma meses depois.

Valter teve o suporte do projeto Apoio à recuperação das comunidades afetadas pelas enchentes em Canoas, executado pela AVSI Brasil com financiamento do Center for Disaster Philanthropy (CDP).

Durante o curso de empreendedorismo, um dos eixos desenvolvidos pelo projeto, Valter aprendeu a reorganizar a padaria, aprimorou sua gestão financeira e refletiu sobre o relacionamento com os clientes. “Esse curso me organizou. Me deu uma visão que eu não tinha. Se eu tivesse feito lá no começo, estaria melhor hoje.”
Hoje, Valter segue com a produção e projeta novos caminhos para o negócio. A experiência com o curso fortaleceu sua visão sobre o próprio trabalho. “A parte financeira, o jeito de tratar com o cliente… Tudo melhorou. O curso foi muito útil.”
O projeto apoia a microempreendedores do bairro com doação de equipamentos, reorganização de negócios e incentivo à geração de renda. A iniciativa é financiada pelo Center for Disaster Philanthropy (CDP), que atua internacionalmente em contextos de desastres e emergências climáticas.
Com a padaria em funcionamento e a produção retomada, Valter reforça o valor do aprendizado e da persistência. “Foi difícil, mas agora estamos conseguindo melhorar as vendas. E com mais organização do que antes.”