Anuncio

Mães em Movimento promove saúde, vínculo e autoestima na zona rural de Catu (BA)

Projeto Ciranda Viva oferece aulas funcionais semanais para mulheres das comunidades rurais, fortalecendo laços com o projeto e valorizando o bem-estar físico e emocional das participantes

Na zona rural de Catu (BA), mulheres das comunidades de Flechas, Veadinho, Pedras e Borocotó, mães de crianças beneficiárias do Programa Ciranda Viva, participaram de mais um encontro do projeto “Mães em Movimento”. A atividade foi conduzida pelo professor de Educação Física Gledielson Costa, com um treino funcional dinâmico e motivador. As participantes, com entusiasmo, apelidaram o encontro de “a melhor quarta-feira do mundo”, evidenciando o impacto positivo da ação em suas vidas.

O principal objetivo da iniciativa é fortalecer os vínculos afetivos dessas mulheres com o Programa Ciranda Viva e promover a autoconfiança, além de criar um espaço de acolhimento, escuta e bem-estar. Sob orientação profissional, as participantes realizaram exercícios de alongamento, aquecimento, agachamentos com escada de agilidade, salto com obstáculos e corrida lateral.

O professor Gledielson Costa adapta cada aula conforme as limitações físicas e a faixa etária das alunas, garantindo a segurança e a inclusão de todas. “É um momento prazeroso para todos nós. Aqui, ensinamos e aprendemos. Meu cuidado é adaptar os exercícios para que todas se sintam capazes e acolhidas. O ambiente é leve, alegre e repleto de sorrisos a cada manhã de quarta-feira”, afirmou o educador.

A prática contínua da atividade física tem proporcionado benefícios não apenas à saúde das mães, muitas envolvidas em trabalhos braçais e extenuantes, mas também reforçado a autoestima, fortalecendo seus papéis como protagonistas dentro das próprias comunidades.

O sucesso do “Mães em Movimento” reforça o compromisso do Projeto Ciranda Viva e de seus parceiros em promover o desenvolvimento social, o cuidado com as famílias e o fortalecimento da comunidade. A iniciativa conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura Municipal de Catu (BA).