Por: Alan Jorge
As celebrações natalinas marcaram o Dia da Comunidade realizado nos abrigos Rondon 1 e Waraotuma a Tuaranoko, em Boa Vista (RR), com ações promovidas pela AVSI Brasil e parceiros nos dias 11 e 12 de dezembro. As atividades reuniram moradores, equipes e parceiros em momentos de convivência, expressão cultural e fortalecimento do senso de pertencimento.
No Abrigo R1, a inauguração simbólica das luzes de Natal foi acompanhada pela apresentação do coral formado por moradores do próprio abrigo. O repertório reuniu canções natalinas tradicionais e músicas de origem venezuelana, levando mensagens de esperança e memória afetiva.
O coral se reuniu ao longo da semana para ensaios, revelando talentos da própria comunidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Outro destaque da noite foi a atuação do Comitê de Cultura, responsável pela decoração e pelos detalhes natalinos na entrada do abrigo, dando vida e significado ao momento.

Para Andrea Peres, Oficial de Proteção de Base Comunitária, a reação da comunidade foi marcante: “Senti muita emoção, principalmente quando o coral começou a apresentar canções natalinas da Venezuela.”
Segundo Andrea, a atividade contribuiu diretamente para o fortalecimento dos vínculos comunitários: “Após a apresentação, recebemos muitos agradecimentos e percebemos um forte senso de pertencimento e acolhimento, já que todos sentem falta de casa.”
Cultura e ludicidade no Abrigo Waraotuma a Tuaranoko
No Abrigo Waraotuma a Tuaranoko, o dia especial de Natal foi marcado por atividades voltadas principalmente para as crianças atendidas pelo projeto Super Panas, antes da chegada do Papai Noel, foram realizadas uma cantata natalina e a apresentação do Burrito Sabanero, uma tradicional canção natalina venezuelana, que narra a jornada de um pequeno burrinho até Belém, para celebrar o nascimento de Jesus.

As crianças participaram ativamente das apresentações, utilizando fantasias e elementos confeccionados por elas mesmas, o que tornou o momento ainda mais significativo.
De acordo com Laura Almeida, Oficial de Proteção de Base Comunitária, o planejamento da atividade buscou valorizar a cultura venezuelana. “Buscamos valorizar elementos importantes da cultura venezuelana. Isso se concretizou na apresentação da dança do Burrito Sabanero. As crianças foram fantasiadas de estrelinhas, Maria e Burrito Sabanero. Elas também participaram da oficina de confecção das orelhas do burrito, e um bebê da comunidade representou o Menino Jesus”, explicou.
A chegada do Papai Noel foi anunciada por meio de uma dinâmica, que envolveu uma caça às chaves espalhadas pelo abrigo. “Criamos uma história para anunciar a chegada dele a Boa Vista. As crianças participaram da busca pelas chaves do trenó e, quando ele finalmente chegou, foi um momento de alegria imensa”, contou Laura.
O momento das fotos com o Papai Noel garantiu sorrisos, abraços e registros que se tornaram memórias positivas no cotidiano dos abrigos.
A atividade foi realizada no âmbito do Projeto Gestão de Abrigos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e o Projeto Super Panas, uma iniciativa promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), implementado pela AVSI Brasil.