Por: Scarlet Ferreira
O dia 24 de janeiro, celebrado como Dia Internacional da Educação, reforça o papel central da educação na promoção do desenvolvimento humano, da equidade e da transformação social. A AVSI Brasil atua há décadas no fortalecimento de iniciativas educacionais que ampliam oportunidades para estudantes e também educadores, apostando em metodologias que integram inovação, formação humana e vínculo com o território.
Por meio de ações como o Rota do Saber, o Programa Árvore da Vida e a Liga STEAM, a organização contribui para uma educação que vai além do conteúdo curricular, promovendo experiências de aprendizagem significativas, participativas e conectadas aos desafios do presente e do futuro.

Educação que integra tecnologia, humanidade e protagonismo
No Projeto Rota do Saber, realizado em Betim–MG, Goiana (Pernambuco) e Porto Real–RJ, desenvolvido em parceria com a Stellantis e prefeituras locais, a AVSI Brasil atua com educação STEM aliada à formação humana, utilizando metodologias ativas e a educação maker para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola. Em 2025, 147 adolescentes concluíram o percurso formativo, com 90% de frequência e 58% de participação feminina, evidenciando engajamento, permanência e incentivo à equidade de gênero nos espaços de aprendizagem.
Para os estudantes, a experiência representa novas formas de aprender e de se perceber no processo educativo. João Gabriel, 13 anos, estudante de Betim–MG, destaca o impacto direto das atividades em seu processo de aprendizagem:
“Eu aprendi programação, montagem, matemática e outras coisas que me ajudam no meu desenvolvimento e na convivência com meus colegas. Também me ajudou a aprender de um jeito mais acessível e a me sentir mais confiante”, relata o estudante
A iniciativa prevê ainda para fevereiro deste ano a implantação de Espaços Maker nas três escolas públicas atendidas, ambientes voltados à experimentação, à criatividade e à aprendizagem prática, ampliando o repertório pedagógico das redes de ensino.

Educação que cria raízes e gera futuro
Em Betim–MG, o Programa Árvore da Vida atua há mais de duas décadas promovendo uma educação comunitária, contínua e integral. Ao longo de sua trajetória, o programa já impactou cerca de 30 mil pessoas, sendo mais de 10 mil crianças e adolescentes, por meio de ações em esporte, cultura, tecnologia, formação humana, qualificação profissional e fortalecimento comunitário. Somente em 2025, foram mais de 300 educandos participando de oficinas como Robótica, Canto Coral, Desenho, Informática, Percussão e Violão.
A trajetória de Ystael Rocha simboliza, de forma concreta, o impacto dessa atuação educativa contínua. Ele ingressou no projeto aos doze anos, como educando da oficina de Percussão, e hoje retornou ao mesmo espaço, mas agora como educador.
“Desde o começo, o Árvore da Vida foi um espaço onde me senti acolhido. As aulas, os educadores, as apresentações… tudo isso fez com que eu pudesse me soltar mais e acreditar em mim. Com o tempo, comecei a ajudar outros educandos, a ensinar o que aprendia, e ali foi plantada a semente da educação”, relembra Ystael.

Educação que valoriza educadores e inovação pedagógica
A Liga STEAM reforça o compromisso da AVSI Brasil com a formação de educadores e o fortalecimento da educação pública. A iniciativa — fruto da parceria entre a Fundação ArcelorMittal, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, além das prefeituras municipais atuou junto a escolas e redes de ensino, estimulando práticas pedagógicas que integraram Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, conectadas à realidade dos estudantes e de seus territórios. Foram mais de sete mil educadores participantes e 150 mil estudantes alcançados com as atividades.
Ao investir em metodologias ativas e no protagonismo docente, a Liga STEAM contribui para aprendizagens mais significativas e para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida, como conta Ângela Maria Cruz, professora há 19 anos em João Monlevade–MG.
Ela participou da formação de Educadores STEAM com o objetivo de inovar suas práticas pedagógicas. A partir das aulas, os estudantes idealizaram a revitalização de uma nascente local: “Esse sonho foi o fio condutor que tornou os alunos protagonistas de suas histórias e, por meio de várias estratégias, eles desenvolveram um conjunto de competências”, destaca a professora.

Educação como compromisso coletivo
Neste Dia Internacional da Educação, a AVSI Brasil reafirma que investir em educação é investir em futuro. Uma educação que reconhece as pessoas, valoriza trajetórias, fortalece comunidades e constrói caminhos mais justos, humanos e sustentáveis. Quando escola, território, educadores, estudantes e organizações caminham juntos, a educação se torna uma verdadeira força de transformação social.