Anuncio

Rota do Saber com Quem Cuida de Mim fortalece vínculos entre famílias e estudantes

A aproximação entre escola, projeto e família foi o centro do encontro “Rota do Saber com Quem Cuida de Mim”, que reuniu responsáveis e participantes em um momento de troca, escuta e convivência entre estudantes e seus familiares.

Por: Scarlet Ferreira

O Rota do Saber – STEM e desenvolvimento humano para fortalecer escolas e comunidades é uma iniciativa da Stellantis, desenvolvida pela AVSI Brasil e em parceria com prefeituras municipais, que promove a aprendizagem prática em ciência e tecnologia nas escolas públicas, incentivando o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de novas habilidades. 

Além de acompanharem apresentações e atividades práticas, as famílias puderam compartilhar experiências e vivências, reforçando a importância do cuidado e da presença no processo educativo. Ao todo, mais de 100 convidados presentes nos encontros dos três territórios do projeto: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). 

Para Joice de Oliveira, gerente de projetos na AVSI Brasil, a participação das famílias amplia o impacto das ações do projeto. “Quando os responsáveis conhecem e acompanham o percurso formativo dos jovens, eles passam a compreender melhor seus aprendizados, desafios e conquistas, tornando-se parceiros importantes no desenvolvimento dos participantes”, destaca. 

Segundo ela, esses momentos também fortalecem a conexão entre os envolvidos. “Para os alunos, é uma oportunidade de compartilhar suas descobertas e se sentirem valorizados. Para as famílias, é um momento de conhecer mais de perto o universo dos jovens e perceber o potencial transformador da educação em suas trajetórias”, completa. 

A educadora do Rota do Saber em Goiana (PE), Thayná Xavier observa que a presença das famílias impacta diretamente o comportamento dos estudantes. “Percebemos que os alunos ficam mais atentos e participativos quando suas famílias estão presentes. A presença dos familiares funciona como um incentivo, aumentando o interesse e o engajamento nas atividades”, explica. 

Para as famílias, o encontro também representa uma oportunidade de reconhecer o desenvolvimento dos filhos. “Participar desse momento ao lado do meu filho foi muito especial. Gostei de conhecer melhor o projeto e ver de perto o que ele está aprendendo”, relata Pierre Barros, pai de um dos estudantes. 

Ele destaca ainda o entusiasmo das crianças ao compartilharem suas conquistas. “O mais marcante foi perceber o entusiasmo deles ao apresentarem suas atividades, como o uso da caneta 3D e outras experiências desenvolvidas no projeto”, afirma Pierre. 

A experiência também impacta diretamente o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Além de conteúdos ligados à tecnologia e inovação, os jovens têm contato com temas como respeito, empatia e convivência, fortalecendo sua formação integral. 

Para Andréia Barbosa, mãe de uma das alunas, acompanhar esse processo é motivo de orgulho. “Ver a felicidade da minha filha e o quanto ela está motivada é muito gratificante. Ela chega em casa contando tudo o que aprendeu, sempre muito empolgada com as atividades”, relata. 

Iniciativas como o “Rota do Saber Com Quem Cuida de Mim” mostram que, quando família, escola e projeto caminham juntos, o aprendizado ganha novos significados e abre caminhos para o desenvolvimento de jovens mais confiantes, participativos e preparados para o futuro.