AVSI apresentou o diagnóstico urbano, estudo fundamental para a elaboração da proposta de desenvolvimento urbano integrado
O Comitê Gestor do projeto Camaragibe Melhor, formado pela Fundação AVSI e AVSI Nordeste, pela Prefeitura municipal de Camaragibe e pela Secretaria das Cidades, se reuniu, no dia 22, na prefeitura municipal de Camaragibe, em Pernambuco.
O encontro teve por objetivo a apresentação dos resultados preliminares do diagnóstico urbano da poligonal de intervenção do projeto Camaragibe Melhor, com enfoque na apresentação proposta para o desenvolvimento urbano integrado dessa Macroárea, localizada ao sul de Camaragibe.
O diagnóstico realizado apontou a necessidade de consolidação urbana e social da macroárea, com a finalidade de garantir a identidade local, o direito à moradia, o acesso à diversos serviços (educação, saúde, mobilidade, segurança, lazer, moradia etc.) e assim, poder impactar diretamente na vida das famílias que hoje vivem nessa área.
Participaram do encontro o prefeito da cidade, Jorge Alexandre, o vice prefeito, João Bosco, a secretaria executiva da secretaria de Aceleração do Crescimento, Maria Doroteia, o secretário da Casa Civil, Silvio Azevedo, o representante da secretaria de infraestrutura, Sérgio Galindo, a secretária de planejamento, Juliana Pimentel, e o membro da secretaria de governo, Ivison Barros.
Além destes estavam presentes, o presidente da AVSI Nordeste, Fabrizio Pellicelli, a representante da filial da AVSI Nordeste em Pernambuco, Ana Bianchi, a arquiteta e urbanista da AVSI, Adriana Gouveia e as técnicas sociais do Projeto, Teresa Oliveira e Suzana Veiga. Por parte da Secretaria das Cidades, esteve presente a geógrafa Eloisa Elena.
Pontos de discussão
Na reunião, o prefeito Jorge Alexandre indicou que se faz necessário que o município acompanhe o atual contexto de desenvolvimento metropolitano e estadual e reafirmou o interesse de sua gestão em apoiar e fazer parte de parcerias que tenham em mente a consolidação desse processo. Assim como o prefeito, os demais secretários presentes também sinalizaram o interesse em realizar um planejamento das ações, que venha, nos próximos meses, tornar possível as ações que visam consolidar urbana e socialmente a macroárea de intervenção do Projeto Camaragibe Melhor.
Durante a apresentação do diagnóstico realizada pela equipe técnica do Projeto ficou evidente a necessidade de melhoria dos aspectos mobilidade, acesso à educação infantil, acesso ao lazer, melhoria da segurança através da ampliação da cobertura, oportunidade de formação para acesso ao mercado de trabalho e, sobretudo, a garantia do direito à moradia. Expostas as principais hipóteses, mais uma vez foi indicada a necessidade do protagonismo municipal no planejamento e execução das diretrizes propostas pelo projeto.
Após a apresentação do conjunto de ações elaboradas foi também mencionadas as possibilidade concretas de captação de recursos e alargamento de parcerias para concretizar o plano de intervenção. Ao final da apresentação da proposta de intervenção foi possível realizar um diálogo crítico com os integrantes da gestão municipal, a fim de definir as prioridades e estabelecer acordo de trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses tendo em vista a realização das ações.