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ACNUR lança chatbot “Chama” para reforçar comunicação com refugiados e migrantes da Venezuela

Ferramenta de inteligência artificial vai responder dúvidas de quem está no Brasil e enfrentar a circulação de notícias falsas

© ACNUR/Divulgação

Reprodução: ACNUR

O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) lançou hoje o WhatsApp de resposta automática “Chama”. A expressão “Chama”, na cultura venezuelana, significa “mulher jovem’’, que é a identidade desta ferramenta de inteligência artificial criada para responder às principais dúvidas de refugiados e migrantes venezuelanos no território brasileiro, reduzindo os impactos das notícias falsas que circulam entre essa população.

O whatsapp automático Chama (+551142301029) utiliza uma tecnologia conhecida como chatbot, e possui um roteiro que responde aos principais questionamentos das comunidades venezuelanas atendidas pelos abrigos da Operação Acolhida. Seus temas, como documentação, interiorização, prevenção à COVID-19 e dicas para encontrar trabalho, foram identificados como prioritários por meio de uma pesquisa realizada em novembro de 2020 com o público-alvo da ferramenta.

“Muitas pessoas refugiados e migrantes recebem as notícias falsas pelo celular, principalmente pelo Whatsapp. O chatbot Chama vem para utilizar a mesma ferramenta, que é fonte de desinformação, como um local de respostas verificadas e corretas. Principalmente durante a pandemia, a capacidade de fornecer informação confiável pode salvar vidas”, diz Oscar Sánchez Piñeiro, Chefe de Escritório do ACNUR em Boa Vista.

As respostas geradas pelo chatbot são enviadas por meio de textos com links de áudios e vídeos. O conteúdo inicial disposto foi desenvolvido com o apoio da rádio comunitária “La Voz de los Refugiados’’, projeto implementado pelo ACNUR e a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) em três abrigos da Operação Acolhida em Boa Vista (Roraima) para prover informação segura e responder dúvidas da população abrigada nestes locais.

Além de trazer informações roteirizadas, o chatbot “Chama” possui um canal de perguntas diretas e verificação de informações para prevenção às notícias falsas administrado pelo escritório do ACNUR em Boa Vista. Todo o conteúdo apresentado nas respostas da ferramenta está disponível na plataforma HELP, voltado para a população refugiada.

O “Chama” é uma ferramenta com foco na população adulta dos abrigos e um complemento ao UReport, chatbot que é destinado a adolescentes e jovens adultos que estão dentro e fora do contexto da Operação Acolhida.

Este projeto faz parte do edital de inclusão digital da Unidade de Inovação do ACNUR e é financiado pela Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento e Assuntos Humanitários do Governo de Luxemburgo. O apoio na realização é da Operação Acolhida e AVSI Brasil.