Anuncio

Acolhimento educacional promove integração social para refugiados e migrantes venezuelanos no Distrito Federal

Por: Cláudio Trindade–DF

Percorrendo uma jornada migratória da Venezuela até o Brasil, famílias venezuelanas apoiadas pelo projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho recebem apoio para a retomada educacional e integração local com a comunidade no Distrito Federal (DF). Durante o ano de 2025, o projeto Acolhidos apoiou a matrícula de 55 crianças, jovens e adolescentes venezuelanas no sistema de ensino público na região, incentivando o ingresso e permanência na rede educacional.

Com cerca de 5 meses vivendo no Brasil, a família de Ashlly Karolina é uma das que recebem o apoio do projeto Acolhidos na Casa Bom Samaritano (CBS), em Brasília. Além do incentivo laboral aos perfis aptos, as atividades do projeto incentivam ações socioeducacionais com a comunidade abrigada. Segundo Ashlly, o incentivo a educação é algo muito importante e valoriza essa oportunidade de integração, por ser uma realidade diferente da que sua família enfrentava na Venezuela, tendo cada vez mais oportunidades e incentivos para a educação dos seus filhos.

Aqui os meus filhos estudam no ensino fundamental e se sentem muito contentes com seus professores. Pela dificuldade com o idioma, observamos que os professores vão ensinando pouco a pouco para nivelar o aprendizado dos meus filhos junto ao restante da turma. Toda a escola tem esse cuidado, seja com o uniforme ou com a alimentação que recebem durante o período das aulas. Eu vejo que é uma ajuda muito boa”, comenta Ashlly.

Todas as atividades são acompanhadas de perto pelas famílias acolhidas na CBS que, assim como a da Ashlly, mantem uma troca de informações com os professores dos filhos. Essa interação é uma parte fundamental para a integração e permanência na unidade escolar.

“Eu mantenho um contato com os professores para acompanhar o desempenho das crianças na escola. Todos sempre nos orientam sobre o que podem fazer pelas crianças nesse processo de adaptação e integração. É uma excelente educação que meus filhos levam aqui. Me sinto tranquila com a segurança que a escola passa durante esse processo”, destaca.

O processo de inserção dos alunos nas escolas da rede de ensino pública é realizado pela equipe da CBS em contato com as escolas da região, de acordo com a recomendação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A CBS já realizou a orientação para a matrícula de 19 alunos para o primeiro e segundo período da educação infantil, 31 do ensino fundamental I e II e outros 05 para o ensino médio, totalizando 55 alunos ingressos nas escolas do DF.

“Eu dou este conselho a todos aqueles que cheguem ao Brasil e se interessam pelo processo de interiorização abrigo-abrigo: há muita ajuda e oportunidades. Todos os sonhos que pensam em realizar, de querer crescer ou de buscar por educação para seus filhos, aqui no Brasil isso é possível. Aqui [na CBS], encontramos esse apoio para tudo”, diz Ashlly.

De acordo com a analista socioassistencial do projeto Acolhidos, Vilene dos Santos, o número expressivo é resultado do acompanhamento da equipe da CBS para com os grupos de imigrantes desde a chegada no centro de acolhida, onde são oferecidas orientações iniciais, uma pré-avaliação do grau de ensino por faixa etária e a articulação para a matrícula e acolhimento nas escolas mais próximas.

“Quando as famílias chegam aqui passamos algumas orientações e incentivamos a importância da educação. Já temos algumas parcerias com unidades de ensino na região que geram esse acolhimento de pessoas venezuelanas e a integração na escola. Além disso, observamos que as famílias estão inteiradas sobre as coisas que acontecem nas escolas, seja conversando com o professor, com os próprios filhos ou através do diário de classe. Esse olhar atento oferece um ambiente inclusivo e respeitoso para todos”, comenta Vilene.

SOBRE O PROJETO ACOLHIDOS

Implementado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil), o projeto Acolhidos promove ações de integração socioeconômicas voltadas para o desenvolvimento social e humano de famílias venezuelanas no país.

A atividade é complementar ao processo de interiorização da Operação Acolhida, realizada pelo Governo Federal, na modalidade de interiorização institucional, com saída dos abrigos gerenciados pela AVSI Brasil em Boa Vista (RR) com destino à Brasília (DF).