Anuncio

Adolescentes da zona rural mostram força e iniciativa em formação para o mundo do trabalho

Projeto Ciranda Viva Educativa impulsiona jovens a descobrirem seus talentos e enfrentarem desafios.

Por: Dimicaele Borges

     
          Realizado na zona rural de Catu (BA) a “Formação para o mundo do trabalho” é uma das abordagens educativas trazidas pelo programa Ciranda Vida. A atividade tem como objetivo instruir os adolescentes beneficiários do projeto para o mercado de trabalho. Através de dinâmicas em grupo, a ação busca ser uma facilitadora da trajetória profissional dos estudantes.

          Sob a orientação da psicóloga do programa Paola Possari, os adolescentes que participam da ação integram uma conversa em grupo com assuntos que abordam situações envolvendo problemáticas que simulam um ambiente corporativo. Os jovens também efetuam atividades escritas que estimulam o raciocino lógico e auxiliam na tomada de decisão.

Organizados em círculo ao redor de uma mesa, os jovens são convidados a refletir sobre desafios profissionais e pessoais. Mais do que uma simples aula, Paola orienta os adolescentes a reconhecer e fortalecer atributos positivos, além de identificar características que podem ser obstáculos no ambiente de trabalho. Tudo isso por meio de dinâmicas, exercícios e interação constante entre os participantes.

“Conduzir a formação ’Mundo do Trabalho‘ com os adolescentes do Programa Ciranda tem sido uma experiência potente e inspiradora. A cada encontro, criamos um espaço de escuta, troca e reflexão sobre sonhos, talentos e possibilidades dentro e fora do território”, afirma Paola.

A formação contribui para a redução das desigualdades sociais, amplia o preparo dos jovens para o mundo do trabalho, valoriza o contexto local, fortalece o desenvolvimento pessoal e social e incentiva a cidadania ativa.

“O interesse com que pesquisam profissões e compartilham seus desejos me fortalece como educadora. Mais do que pensar o mercado, temos discutido o trabalho como parte da vida, da identidade e do futuro que cada um quer construir. Mesmo diante dos desafios, é bonito ver como seguem acreditando e construindo o amanhã, como protagonistas de suas próprias histórias”, conta a psicóloga.           O projeto Ciranda Educativa – um dos eixos do Programa Ciranda Viva –  promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalece os vínculos familiares e comunitários. Nossa atuação é baseada no encontro, no diálogo e nas parcerias. A iniciativa atende 189 beneficiários através de atividades socioeducativas. O projeto conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do CMDC e da Prefeitura de Catu.