Anuncio

Agricultores aprendem a fazer defensivos naturais em oficina

Com momentos, teórico e prático, quintal produtivo é tema de oficina

O projeto Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (4), mais uma oficina para os agricultores beneficiários com o tema Quintal Produtivo. A atividade foi realizada na Associação do Sítio Umbuzeiro, em Calçado (PE), e reuniu 30 pessoas entre agricultores, equipe técnica do projeto e técnicos convidados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Secretaria de Agricultura do município de Calçado. 

Segundo Fábio Pereira, técnico em agroecologia da AVSI Brasil, a oficina teve como objetivo principal apresentar o quintal produtivo como alternativa de produção agrícola e agroecológica para as famílias, mostrando os principais benefícios de se produzir próximo a casa. “Tendo essa área para produção de alimentos, condimentos e ervas medicinais para uso direto da família, podemos mostrar como funciona o sistema de irrigação por gotejamento que está sendo instalado através dos sistemas de bioágua, além de apresentar as técnicas agroecológicas para o manejo desse quintal com a preparação e aplicação de defensivos naturais”, acrescentou Pereira.

A oficina teve dois momentos: teórico e prático. No primeiro momento, a equipe do projeto fez uma apresentação sobre introdução à botânica, adubação, olericultura e fruticultura, sistema de irrigação e de gotejamento e utilização de defensivos naturais. No segundo momento, os participantes aprenderam como fazer um defensivo natural.

“Durante a oficina percebemos um grande interesse dos participantes nas receitas de defensivos naturais e, principalmente, no momento de preparação e aplicação da Calda de Fumo, defensivo natural usado para o controle de insetos e larvas de insetos que atacam as plantas”, avaliou o técnico agrícola. 

Os defensivos naturais são fortes aliados dos agricultores. Entre outros benefícios os defensivos não são tóxicos, não agridem o homem e a natureza, são eficientes no combate e repelente aos insetos e microrganismo nocivos, além do custo reduzido e simples aplicação. “Alguns agricultores já conheciam o preparado, outros viram pela primeira vez. As orientações de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram a grande novidade para os participantes e os cuidados apresentados para o uso em campo da calda também”, ressaltou Pereira.

EXTRATO DE FUMO

O extrato de fumo é um inseticida muito eficiente no controle de praticamente todas as pragas que atacam as plantações. Ele pode ser preparado e usado sob várias fórmulas de larga utilização.

Material necessário:

Fumo, álcool e água

100 g de fumo

5 litros de álcool (doméstico ou combustível)

5 litros de água.

Modo de preparo e uso:

Picar as 100 g de fumo e misturar com os 5 litros de álcool. Deixar estes 5 litros de molho por 24 horas.

Função:

Todas as pragas que atacam as plantações.

Como usar:

Para pulverizar, usar 1 litro de calda para cada 10 litros de água.

Na hora de pulverizar aconselha-se misturar um pouco de sabão derretido, para dar mais aderência na calda.

Intervalo de aplicação:

Inicialmente indica-se a pulverização de 03 em 03 dias com uma concentração maior do produto para controle da praga. Posteriormente e de acordo com seu controle, sua aplicação pode ser feita de dez em dez dias para afugentar e manter o controle.