Anuncio

Alagoinhas Sustentável realiza grupos focais para diagnóstico local

Mais de 100 moradores das duas comunidades participaram dos encontros temáticos

O projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento realizou, no período de 18 a 21, o primeiro diagnóstico das comunidades de Cruzeiro do Monte e Jambeiro no município de Alagoinhas (BA).

A metodologia utilizada – chamada Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP) – possibilita entender o panorama das macroáreas, combinando a leitura de dados secundários com a participação efetiva dos moradores, dando voz às pessoas que vivem nestas comunidades, com o intuito de entender as demandas e potencialidades do território. Desse modo, a AVSI Brasil coloca em prática um de seus princípios metodológicos, o “fazer com”, que tem como fundamento a participação e o estímulo ao diálogo.

Foram ouvidas 113 participantes de ambas comunidades em grupos de discussão, estabelecidos por categorias: crianças, homens, mulheres, jovens, idosos e pessoas com deficiência, que puderam compartilhar e analisar suas experiências com a equipe do projeto.

Para Paula Leopoldino, gerente do projeto, “o sucesso da participação das comunidades na proposta foi devido ao grande trabalho de mobilização realizado da equipe AVSI, distribuindo convites diretamente nas casas dos moradores. Fomos muito bem recebidos por todos”. A equipe também contou com a colaboração de líderes comunitários, atores fundamentais para o bom relacionamento e a aproximação com as comunidades.

Para a realização deste estudo, a AVSI Brasil contratou um consultor especializado. Francesco Di Villarosa é doutor (PhD) em Estudos sobre o Desenvolvimento pela University of Sussex, Institute of Development Studies. O sociólogo tem mais de 25 anos de experiência com projetos de desenvolvimento nacionais e internacionais, prioritariamente no Brasil, com experiências também na Colômbia, Peru, Moçambique, África do Sul, Gana, Quênia, Nigéria, Quirgistão, Caribe, Argélia, Itália e Suíça.