Anuncio

Alojamento emergencial de pernoite é inaugurado em Pacaraima (RR)

Espaço tem capacidade para acolher 400 pessoas e visa auxiliar os primeiros atendimentos necessários para refugiados e migrantes venezuelanos

Há pouco mais de cinco meses, a fronteira entre Brasil e Venezuela foi reaberta e, com isso, também houve o aumento do número de solicitações de refúgio por migrantes venezuelanos. Diante disso, foi inaugurado no mês de outubro o Anexo BV8, um espaço emergencial para atender pessoas em situação de rua na cidade de Pacaraima (RR).

Gerenciado pela AVSI Brasil, em parceria com ACNUR e Operação Acolhida, o espaço possui dinâmica diferente dos abrigos. O Anexo BV8 funciona das 14h às 07h30 com o objetivo de abrigar, durante o pernoite, pessoas que buscam asilo e proteção no Brasil. Assim, no Anexo, refugiados e migrantes venezuelanos iniciam o processo de registro, documentação e abrigamento.

“Encontramos o desafio de sistematizar e organizar uma dinâmica de pernoite sem abrir mão do controle da informação e registro, o que é atualmente o grande diferencial do Anexo, assim conseguimos mapear a população venezuelana que se encontra na rua, que atravessa a fronteira de forma irregular, e acompanhar os processos da documentação no Posto de Triagem”, conta o coordenador do espaço, Tanner Menezes.

A triagem realizada no anexo também possibilita que colaboradores identifiquem situações de casos especiais que exigem proteção imediata. “É de suma importância este primeiro auxílio para identificarmos os casos mais vulneráveis através da equipe de proteção, realizar distribuição de kits de higiene para todos, oferecer espaço seguro para que possam descansar ao chegarem no Brasil e informar a respeito dos processos de documentação, abrigamento e interiorização”, completa Tanner.

O Anexo é separado em dois alojamentos, um para homens e outro para mulheres. Ao todo é possível acolher400 pessoas atualmente, mas um aumento na capacidade do local está previsto para o mês de novembro.

Gestão de Abrigos e Assistência Multissetorial à População Venezuelana

O programa Gestão de Abrigos e Assistência Multisetorial à Venezuelanos foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o acesso a serviços básicos e respeito aos direitos humanos de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas. Essa iniciativa está integrada à Operação Acolhida do Governo Federal Brasileiro, no estado de Roraima, em parceria com agências das Nações Unidas.

A AVSI Brasil é responsável por fazer a gestão do Anexo BV8, assim como realiza a gestão do abrigo BV8 em Pacaraima (RR), e de 6 abrigos em Boa Vista, sendo Rondon 1, Rondon 2, Rondon 3, Rondon 4, Rondon 5 e Pricumã.