Anuncio

Alunos de Pedreiro do Semente de Ciência iniciam prática em construção civil

Jpeg

Proposta da coordenação e equipe de professores é que os educandos comecem a se familiarizar com o ambiente de trabalho

Na tarde desta sexta-feira (22), na comunidade do Boiadeiro, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), os alunos do curso profissionalizante de Pedreiro do projeto Semente de Ciência começaram as aulas de prática laboratorial em canteiro de obras.

Os alunos foram orientados pelo coordenador técnico do Semente de Ciência, Elinsmar Mendes, sobre o uso adequado dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e a próxima etapa será a construção de um módulo em alvenaria com bloco cerâmico. “Hoje o mercado não quer saber de pedreiro de “pé rachado”. Hoje o mercado quer pedreiros competentes e que demonstrem qualidade e segurança juntos”, pontuou.

Após uma manhã inteira de trabalho suado, o educando Josemar Freitas, de 24 anos, aprovou a iniciativa. “Antes estávamos apenas na teoria, mas agora é a hora de adquirir os conhecimentos práticos da construção”, falou.

Neste primeiro momento, está sendo feita a limpeza do espaço, ação fundamental para começar o trabalho de construção. “Após isso, vamos nos dividir em grupos de seis, cada grupo ficando responsável por seu módulo, tudo com a supervisão e o suporte dos nossos professores”, contou Josemar, confiante na união entre os alunos para a realização das atividades.

O projeto

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia e realizada pela AVSI Brasil que pretende garantir um processo de desenvolvimento social, oportunizando qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 15 a 24 anos, nas áreas de suporte ao usuário em informática (Help Desk) e construção civil, bem como reciclagem de professores e divulgação de ciência em municípios da Bahia.

Além da oferta de duas formações profissionais distintas em um mesmo espaço, o projeto oferecerá, agregando ao percurso educativo proposto, aspectos importantes para o desenvolvimento integral da pessoa, como arte, lazer, esporte e fortalecimento da cidadania, gerando um centro da juventude no Subúrbio Ferroviário de Salvador com capacidade para receber jovens de todas as partes do município.