Anuncio

Ana Bianchi: 16 anos conectando pessoas e desenvolvimento social

Esta história faz parte da série Quem faz a AVSI, que valoriza os colaboradores como nosso maior capital humano.

Por: Tayna Silva

Em suas redes sociais, a descrição de Ana Bianchi é acompanhada pela frase: “Vivo por um mundo mais equitativo e sustentável.” E esse é o ponto de partida da sua história na AVSI Brasil.

Ana chegou à AVSI em fevereiro de 2009, ano em que a organização iniciava seus trabalhos no estado de Pernambuco com o projeto Comunidade Viva — uma iniciativa de desenvolvimento urbano e social realizada entre 2009 e 2011 no município de Olinda–PE.

Cheguei na AVSI, aos 29 anos, em fevereiro de 2009, após passar um ano em um Mestrado em Desenvolvimento Social, no País de Gales. Naquela época, estava com muita vontade de experimentar na prática o que aprendi sobre desenvolvimento na teoria. Era também o momento que a AVSI estava chegando em Pernambuco”, conta.

O projeto, que contemplava seis comunidades às margens do Rio Beberibe – áreas com alta vulnerabilidade social – era coordenado pela AVSI Brasil, em parceria com a ONG CDM, o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda e com financiamento da União Europeia.

A proposta rompeu com o modelo tradicional de urbanização ao colocar a pessoa no centro do desenvolvimento. As ações envolveram planejamento participativo do território, fortalecimento da sociedade civil e geração de trabalho e renda.

Ana, ao lado da gerência da Bahia, teve papel importante na concepção, execução e sistematização do projeto. Atuou de forma estratégica, articulando instituições e produzindo conhecimento sobre o território.

Então, o desafio era dobrado: gerir bem esta parceria pioneira para a Instituição e contribuir para que a AVSI se dilatasse no estado de Pernambuco, com outras perspectivas, além do projeto específico que fui chamada a coordenar”, relembra.

Além da gestão técnica, Ana viveu de perto a experiência de consolidar uma equipe local: eram 12 profissionais do próprio território, muitos dos quais seguem até hoje na instituição. Esse contato direto com as comunidades, aliado à articulação com governos e parceiros, deu a Ana uma visão ampla sobre como estruturar a presença da AVSI em Pernambuco.

Com presença direta no território e escuta ativa das comunidades, o projeto realizou diagnósticos, mapeamentos, formações para organizações locais, apoio financeiro a iniciativas comunitárias e reformas em equipamentos sociais. A partir desta iniciativa, a atuação da AVSI no estado foi se consolidando e ampliando seus eixos, passando da formação de educadores para ações estruturantes em segurança alimentar, agroecologia e acesso à água no semiárido.

Em 2010, vieram também os projetos de eficiência energética, que ampliaram a equipe de 12 para 120 pessoas. Ana foi peça-chave para estruturar a filial, apoiar novas parcerias e diversificar a atuação em Pernambuco. Nesse período, a organização começou a atuar em territórios estratégicos, como o entorno da fábrica da Stellantis em Goiana-PE, realizando diagnósticos e desenhando iniciativas em 16 municípios. “O trabalho é muito dinâmico, a gente lida com diferentes contextos, parceiros, modalidades de financiadores, é um ambiente de aprendizado. Eu sou desafiada, e me desafio também a aprender coisas novas”, relata.

O crescimento da AVSI no estado coincidiu com transformações pessoais de Ana, como o seu casamento em 2011 e, anos depois, a chegada das filhas. Ela sempre relaciona vida e trabalho como dimensões que se entrelaçam: “A gente passa mais tempo no trabalho do que com a própria família, então precisa valer a pena. E vale, porque tudo está conectado: as conquistas profissionais fortalecem também as pessoais.”

Com o tempo, a filial de Pernambuco incorporou frentes voltadas à inclusão de jovens no trabalho formal, resposta a desastres e emergências, cuidado com a primeira infância e promoção da saúde em escolas. Essa diversificação permitiu à organização responder a diferentes realidades do território pernambucano, integrando desenvolvimento social, sustentabilidade e proteção de direitos em contextos urbanos e rurais.

Por trás de cada novo projeto, sempre acompanhada de profissionais comprometidos e com propósito social, está Ana Bianchi: uma referência para a consolidação, continuidade e impacto da AVSI na região. Sua liderança é marcada por confiança e proximidade com as equipes, tanto na sede em Recife quanto nos outros estados em que atua. “Aprendo observando as pessoas, como elas se colocam no trabalho. Esse ambiente me permite expressar minhas potencialidades junto com colegas que são também parceiros de caminhada.”

A AVSI Brasil cresceu, e Ana cresceu junto. Hoje, é gerente estratégica da instituição e responsável pela filial em Pernambuco, além de liderar equipes em outros estados, como Rio Grande do Norte e Bahia.

“Eu acredito no potencial das pessoas. E acredito que a inteligência e a sensibilidade humana podem transformar nossa vida, transformando o mundo para melhor. Neste sentido, coloco à disposição da AVSI minhas habilidades, competências e minha humanidade para chegar aos menos favorecidos, dando-lhes oportunidades, para que também possam crescer e fazer sua história no mundo.”

Em 16 anos de caminhada, Ana Bianchi segue construindo uma trajetória de desenvolvimento que se entrelaça com a da organização. Sua história é também parte de um projeto coletivo, que busca tornar cada pessoa protagonista da própria vida.

Fazer parte da AVSI significa integrar meu ideal humano e minhas habilidades profissionais ao ideal de uma Organização que acredita na potência das pessoas e das instituições para transformar realidades. O que me inspira é saber que o meu trabalho, junto ao trabalho de outras pessoas tão incríveis, contribui para um mundo melhor. Me motiva fazer parte de uma organização que me permite expressar minhas potencialidades, vendo projetos se transformarem em aprendizados e mudanças reais na vida das pessoas.