As aulas de Educação Física do Programa Ciranda Viva seguem promovendo criatividade, participação ativa e aprendizado entre crianças e adolescentes da zona rural de Catu (BA). Na comunidade de Cassarongongo, estudantes do projeto Ciranda Esportiva criaram e vivenciaram a atividade “pega vareta matemático”, uma dinâmica lúdica e multidisciplinar que integra movimento, estratégia e raciocínio lógico.
A ação foi conduzida pela equipe do projeto Ciranda Esportiva, iniciativa que integra o Programa Ciranda Viva, e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, promovendo disciplina, cooperação, saúde e autonomia.

Sob a orientação do professor Gledielson Costa, 14 adolescentes participaram da experiência, que uniu educação física, trabalho em equipe, tempo de reação e matemática.
Entre risos, o jovem Daniel Andrade, de 16 anos, destacou o quanto a atividade foi estimulante: “Achei a atividade muito legal e criativa. Percebi que preciso melhorar em matemática, mas foi muito divertido ter uma dinâmica integrada, que faz a gente pensar mais, mesmo sendo matemática”, comentou com bom humor.
Programa Ciranda Viva tem como missão promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da zona rural, incentivando o protagonismo infantojuvenil e fortalecendo vínculos comunitários. O Ciranda Esportiva é parte essencial dessa missão. A iniciativa conta com o investimento social da Petroreconcavo e o apoio da Prefeitura de Catu e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.