Anuncio

AVSI Brasil apoia 1ª Associação agroecológica do Agreste pernambucano

Serão realizadas oficinas com intuito de promover o desenvolvimento institucional da Associação Quintal Verde

Garantir a centenas de famílias o acesso para um alimento saudável, seguro e diversificado e gerar renda para agricultores familiares agroecológicos são os principais objetivos da Quintal Verde. A associação surgiu a partir do projeto Jucati Sustentável, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e realizado pela AVSI em parceria com a Prefeitura de Jucati, de 2017 a 2019, no município de Jucati. Idealizada pelos agricultores apoiados pelo projeto, tem o intuito de fortalecer atividades de comercialização e disseminação da agroecologia na Região.

Sendo a primeira Associação agroecológica do Agreste de Pernambuco, se tornou de grande importância para as pessoas e região, por isso, a AVSI Brasil inicia ações de apoio para o fortalecimento institucional da Associação.

Por meio da consultora Adriana Gouveia, serão realizadas, até dezembro, oficinas com temáticas relacionadas à sustentabilidade da instituição tais como: eficiência na produtividade e divulgação e elaboração de planejamento estratégico. A primeira oficina aconteceu no último dia 11 de setembro, tendo como foco principal compreender as fragilidades e potencialidades da associação e elaboração de uma estrutura participativa das demais oficinas.

Para a gestora da AVSI em Pernambuco, Ana Bianchi, a Associação Quintal Verde é a síntese de todo o trabalho de convivência com o semiárido realizado nos últimos 2 anos. “Ela detém o capital humano e intelectual capaz de trabalhar bioágua, agroecologia, educação alimentar e comercialização. Para nós é uma gratidão enorme saber que o nosso trabalho gerou um sujeito que possibilitará a continuidade de todo investimento realizado”, afirmou Ana.

A disseminação do trabalho da Quintal vem acontecendo não apenas por meio da comercialização local, mas em nível nacional. No dia 12 de setembro, a Associação recebeu para troca de conhecimentos, a visita da ACB, ONG do Ceará que auxilia trabalhadores rurais na convivência com o semiárido. A entidade, que fora contemplada com um apoio da Fundação Banco do Brasil, solicitou uma visita para conhecer a experiências com o Bioágua, cisternas, o quintal agroecológico e para conversar com os associados sobre os desafios da implementação do