Anuncio

AVSI Brasil promove 1ª Formação Interna em Eficiência Energética

Evento movimenta projeto carioca e promove debate sobre energia e desenvolvimento

Nos dias 02 e 03 de setembro, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, a AVSI Brasil promoveu a 1ª Formação Interna em Eficiência Energética com o tema Energia e Desenvolvimento. A formação reuniu 75 participantes, entre colaboradores da AVSI Brasil e da concessionária Ampla, parceira da organização.

A iniciativa teve como objetivo principal  contribuir para o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento técnico das equipes dos programas de Eficiência Energética, evidenciando a identidade e missão da AVSI Brasil.

Energia e desenvolvimento

Junto aos colaboradores, foi possível esclarecer a motivação da AVSI Brasil em relação às ações de energia: o nexo entre desenvolvimento humano e acesso à energia, enquanto meio que deveria estar à disposição de todos para facilitar serviços fundamentais, como educação e saúde.

Para Lorrana Sorrentino, promotora social, a Formação Interna teve grande importância para a equipe do projeto Ampla.“A formação representou um marco em dois processos de suma importância para nós, colaboradores da AVSI Brasil: um corresponde à afirmação da nossa identidade, enquanto parte desse grupo, tão grande e tão cheio de outras histórias importantes e reconhecidas socialmente, e o outro está no cuidado de trazer o tema do desenvolvimento do setor elétrico na sua dimensão não apenas econômica, mas também social”, avaliou Sorretino. 

Enquanto colaboradores, nos sentimos prestigiados e saímos desta formação com brilho nos olhos pela oportunidade de crescimento profissional e pessoal, além da certeza de que estamos trilhando o caminho correto, cada um com a sua pedrinha, contribuindo juntos, para assim como na fala do Fabrizio, construirmos uma grande e bela catedral”, conclui Gabriel Martins, promotor social que participou da formação. Confira o depoimento completo

Programação do evento

A relação entre a identidade da AVSI Brasil e o tema da energia foi apresentada pelo diretor geral da organização, Fabrizio Pellicelli. Já a responsável por projetos de sustentabilidade da Enel Brasil, Gislene Rodrigues, contribuiu com a discussão abordando as estratégias de compartilhamento dos projetos de eficiência energética.

A discussão sobre conteúdos técnicos foi contemplada pelos palestrantes Alessandro Manzato e Francesco Romeo, do Departamento de Energia da Universidade Politécnica de Milão, vindos exclusivamente para contribuir com a formação.

Manzato apresentou o painel “A energia: Nexo entre Desenvolvimento, Sustentabilidade e Eficiência Energética” e Romeo abordou “O contexto energético do Brasil e modelos de avaliação do impacto de projetos energéticos”.

Os colaboradores da AVSI Brasil no Rio de Janeiro foram homenageados pela gerente de projetos de Eficiência Energética do local, Juliana Escorce. A gerente apresentou o percurso realizado para firmar o contrato com a concessionária Ampla e os bons resultados de maio de 2014 até agosto de 2015, alcançados com a competência e dedicação de toda a equipe do Rio.