Betim–MG ganhou um novo espaço dedicado à inovação e ao protagonismo estudantil. Foi inaugurado nesta quinta-feira (12) o Espaço Maker, ambiente criado para que estudantes de escolas municipais vivenciem experiências práticas da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de robótica, tecnologia, prototipagem e outros aprendizados de uma educação inovadora.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Stellantis, a AVSI Brasil e a Prefeitura de Betim (MG), e integra o Programa de Filantropia da empresa. O espaço foi instalado no prédio anexo da Escola Municipal Aristides José da Silva.
A cerimônia de inauguração marcou também a assinatura do termo de cooperação entre os parceiros e contou com a presença de Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul; Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil; e Heron Guimarães, prefeito de Betim, além de autoridades e representantes da comunidade escolar.

Aprendizagem prática e cultura maker na escola pública
O Espaço Maker foi estruturado para promover uma educação mais conectada aos desafios da atualidade e dos contextos vividos pelos alunos. Ele conta com recursos como impressora 3D, kits de robótica, notebooks, tablets e materiais de prototipagem. O espaço permite que os estudantes aprendam fazendo: testando ideias, construindo soluções e desenvolvendo projetos colaborativos.
O laboratório funcionará como um hub educacional, podendo atender as 69 escolas da rede municipal, ampliando o acesso a metodologias inovadoras em toda a cidade.
“Muitos dos nossos estudantes nunca tinham tido contato com esse tipo de tecnologia. O Laboratório Maker ampliou horizontes e mostrou que a escola pública também é espaço de inovação, descoberta e futuro”, destacou Sabrine Mapa dos Santos, diretora da Escola Municipal Aristides José da Silva.

Impacto direto para estudantes e educadores
Neste primeiro momento, o espaço atenderá estudantes dos anos finais do ensino fundamental no contraturno escolar, com 120 alunos participantes, sendo 60 no primeiro semestre deste ano e outros 60 no segundo. A Secretaria Municipal da Educação, grande parceira da iniciativa, garante transporte e alimentação para os estudantes.
Além das atividades técnicas, o projeto inclui um eixo de formação humana, abordando temas como autoconhecimento, convivência, cidadania e conexões com o mundo do trabalho e da inovação.

As atividades iniciais estão sendo conduzidas por educadores da AVSI Brasil, com previsão de que professores da rede municipal também passem por capacitação, garantindo a continuidade e expansão do uso do laboratório. Serão formados 25 professores para atuar com as atividades semelhantes às desenvolvidas no projeto.
“Ao investir na educação STEM, não entregamos apenas tecnologia, estamos firmando um pacto pelo futuro. É gratificante ver que estamos transformando o acesso ao conhecimento na base para os sonhos desses jovens se tornarem realidade”, afirmou Herlander Zola.
Com o novo Espaço Maker, Betim fortalece sua trajetória educacional e amplia oportunidades para que crianças e adolescentes da escola pública possam imaginar, criar e construir novos caminhos.
