Anuncio

AVSI e FIAT realizam diagnóstico socioeconômico e ambiental em PE

A ação poderá prever impactos da construção de nova fábrica

AVSI e FIAT

A AVSI está desenvolvendo para a FIAT, desde abril, um estudo socioeconômico e ambiental do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde será instalada a segunda fábrica da montadora no Brasil, prevista para iniciar suas atividades em 2014.

Por meio do diagnóstico, será possível obter o conhecimento geral da situação sócio-econômica, cultural e ambiental do município, apontando as necessidades e potencialidades da região. O estudo trará também diretrizes de desenvolvimento para o território.

Além de Goiana, estão sendo analisados 16 municípios mais próximos, de Pernambuco e da Paraíba, também impactados pela chegada da fábrica. A abrangência do diagnóstico trará um panorama e uma visão territorial em nível regional, possibilitando, desta forma, traçar estratégias de desenvolvimento mais descentralizadas.

Para alcançar o resultado esperado, estão sendo desenvolvidas seis pesquisas simultaneamente. São elas: estudo sociocultural, da área urbana e ambiental, das organizações da sociedade civil, da cadeia produtiva, da economia e do mercado de trabalho, da mobilidade urbana, bem como do planejamento e investimentos públicos com a chegada da Fiat no local. As informações estão sendo coletadas através de dados secundários e de pesquisas primárias qualitativas com a comunidade e com grupos focais. O estudo será finalizado no segundo semestre.