Anuncio

AVSI participa de lançamento de projetos financiados pela UE na Bahia

Os cinco projetos apresentados terá atuação em bairros periféricos de Salvador, Simões Filho, Ilha de Maré, Camamu e Lauro de Freitas

Na manhã da última quarta-feira (29), no auditório da Assembleia Legislativa, o governo da Bahia e a União Europeia (UE) apresentaram cinco projetos em execução no estado com recursos da UE, através do Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvimento.

A cerimônia contou com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, bem como os representantes das entidades executoras, dentre elas a AVSI Nordeste, representada pelo seu presidente Fabrizio Pellicelli.

Os cinco projetos, com aporte financeiro de R$ 5,5 milhões, vão promover qualificação profissional, geração de emprego e renda, protagonismo adolescente, inclusão socioeconômica, promoção e defesa de direitos humanos de jovens, bem como ações para mulheres, população LGBT, soropositivos e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social que moram na Bahia, especificamente, em bairros periféricos de Salvador, Simões Filho, Ilha de Maré, Camamu e Lauro de Freitas.

Segundo a embaixadora, o governo da Bahia e a UE são parceiros na promoção da paz, do fortalecimento da democracia e do respeito aos direitos humanos. “Reconhecemos a importância de cumprir os objetivos do milênio e reduzir as desigualdades sociais, por isso apoiamos esses projetos, em sintonia com as políticas públicas brasileiras”, afirmou.

A AVSI Nordeste, parceira da SEDES, está executando o Projeto Semeando Ciência na Juventude de Salvador. Através da oferta de qualificação profissional no ramo de Tecnologia da Informação, a finalidade da iniciativa é contribuir para a redução da pobreza urbana e a prevenção da violência em áreas onde estão situadas Bases Comunitárias de Segurança do Programa Pacto pela Vida em quatro bairros de Salvador e Simões Filho (Calabar, Nordeste de Amaralina, Itinga e Fazenda Coutos).

Além do Semeando Ciência, a UE financia os projetos Circuito do Saber e da Inclusão (formação em tecnologia e turismo para jovens em vulnerabilidade socioeconômica e risco de vida), Virando o Jogo (adolescentes em situação de vulnerabilidade protagonizando a transformação da sua escola e comunidade), Formação Profissional e Geração de Renda (especialmente para jovens e mulheres das periferias de Salvador) e Promoção e Defesa de Direitos Humanos (direcionado a populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social na Bahia).