Anuncio

AVSI realiza seminário sobre a conclusão de projeto

A formação profissional foi o tema principal da discussão

A AVSI promove no Rio de Janeiro o seminário de conclusão do projeto “Formação, qualificação e inserção no mercado de trabalho formal de jovens residentes em áreas de desvantagens do Rio de Janeiro”, co-financiado pela Cooperação Italiana. O evento reuniu, hoje (25), 110 participantes provenientes de escolas públicas, ONGs, representantes da UPP Social e da Secretaria de Assistência Social, parceiros da AVSI e representantes dos alunos atendidos pelo projeto.

O seminário foi aberto com a presença do cônsul geral da Itália, Mario Panaro, que introduziu a importância do tema, mostrando-se muito tocado com o êxito do trabalho de cooperação realizado. Entre os palestrantes da parte da manhã, estavam representantes governamentais e do setor privado: Flávio Costa, representante do Ministério do Trabalho para políticas públicas e aprendizagem; Carlos Marcelo Souza, da Secretaria de Trabalho do Município do Rio de Janeiro; Nelson Savioli, Superintendente da Fundação  Roberto Marinho; Maria Lourdes Scalabrin, Country Manager, da GiGroup; e Carla Riquet, representante do Sindicado dos Hotéis Bares e restaurantes do Rio.

“O seminário evidenciou um quadro muito claro da situação atual e da necessidade de investimento  sobre a formação dos jovens”, avalia Fabrizio Pellicelli, diretor da AVSI no Brasil. Existe realmente un grande trabalho a fazer, como salienta Flávio Costa, do Ministério do Trabalho, “O Ministério do Trabalho previu como meta para 2015 a inserção de 1.200.000 aprendizes sobre o território nacional, mas até o momento, foram contratados apenas 200.000.”

Na parte da tarde, se buscou evidenciar a experiência no âmbito do network da AVSI, que já busca responder aos desafios colocados: Paola Gaggini, responsável pelo projeto em parceria com o Ministério Italiano, Rodrigo do Mambro (Centro Virgilio Resi, Belo Horizonte),  Heli Mansur, (CEDEP, Salvador), Carolina Barreto e Milena Nunes (projeto Semente de Ciências, também de Salvador).

“Todas as experiências mostram uma metodologia consolidada para a formação dos jovens, uma incidência sobre o território e relacionamentos consolidados com a empresa e com o mercado de trabalho”, sintetiza Paola Gaggini, responsável pelo evento.

Os centros ligados à rede AVSI no Brasil formam, anualmente, 1.700 jovens nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, com mais de 30 cursos de qualificação e programas de aprendizado reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.

O evento foi encerrado com um coquetel em comemoração aos 40 anos da Fundação AVSI.